Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

4 participantes

    Dúvida Lei de Le Chatelier

    joaoquimica
    joaoquimica
    Membro
    Membro


    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 09/03/2012

    Dúvida Lei de Le Chatelier Empty Dúvida Lei de Le Chatelier

    Mensagem por joaoquimica Sáb Mar 17, 2012 4:50 pm

    Galera, to com uma dúvida em relação à Lei de le Chatelier...confesso que ainda não vi a teoria muito profundamente, mas sei um pouco...tava conversando com um amigo meu discutindo a respeito de uma garrafa de refrigerante...

    Ao balançá-la, irá sair o CO2, certo? Do ácido carbônico...H2CO3...eu respondi que era pelo fato de estarmos aumentando a pressão, porque ao balançar a garrafa, a pressão interna aumenta..e , dessa forma, aumenta a temperatura interna..aí sai o gás...

    A minha dúvida é...por que sai CO2? de que forma uma das possíveis variáveis afeta o equilíbrio? Álias, o que de fato ocorre nessa garrafa de refri?

    obrigadooo!
    [Planck]³
    [Planck]³
    Membro
    Membro


    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Dúvida Lei de Le Chatelier Empty Re: Dúvida Lei de Le Chatelier

    Mensagem por [Planck]³ Sáb Mar 17, 2012 10:45 pm

    João,

    você já ouviu falar em pontos de nucleação ? São pontos que fazem com que as moléculas de um determinado soluto se "encostem" naquele lugar, como um grão de areia dentro de um copo cheio de refri, ou um pedaço de limão dentro da coca-co... daquele líquido preto que deixarei implícito o nome !!!

    Então, quando balançamos o refri, estamos criando vários pontos de nucleação com o ar que existe entre a tampa da garrafa e a superfície do líquido que fazem com que aquelas bolhinas que NÃO estão dissolvidas surjam.

    É ISSO QUE FAZ A PRESSÃO INTERNA AUMENTAR, ou seja, isso é consequência e não causa. Quanto ao equilíbrio químico, pensemos:

    H2CO3 --> CO2 + H2O
    ---------<--

    Se eu aumento a concentração de CO2 não dissolvido, eu acabo deslocando a equação para a esquerda e a quantidade de água acaba diminuindo. Fato este que realmente acontece, ou seja, você só vai beber espuma... ARGH !!!

    Abraços. Very Happy
    avatar
    rogerpradamendes
    Membro
    Membro


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 06/01/2013

    Dúvida Lei de Le Chatelier Empty Re: Dúvida Lei de Le Chatelier

    Mensagem por rogerpradamendes Seg Jan 07, 2013 8:12 am

    Até porque um aumento de pressão AUMENTA a solubilidade do CO2 no refrigerante, pode reparar que quando você abre ele (diminui a pressão) o gás precipita.
    Tiago Reis
    Tiago Reis
    Admin
    Admin


    Mensagens : 415
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 31
    Localização : Açailândia- MA, Brazil

    Dúvida Lei de Le Chatelier Empty Re: Dúvida Lei de Le Chatelier

    Mensagem por Tiago Reis Seg Jan 07, 2013 8:16 am

    Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Dúvida Lei de Le Chatelier Empty Re: Dúvida Lei de Le Chatelier

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 1:56 pm