Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Dúvidas sobre PH

    Compartilhe
    avatar
    Felipe Mourão
    Admin
    Admin

    Mensagens : 520
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 27
    Localização : valhalla

    Dúvidas sobre PH

    Mensagem por Felipe Mourão em Sex Dez 09, 2011 11:38 am

    Tenho uma outra dúvida...agora em relação a PH...se eu tenho uma solução de ...supomos NaCl..e adiciono nessa solução muitos íons Hidroxila..a minha solução vai ficar muito básica? Com um ph muito alto no caso..?

    Se a alternativa anterior for correta, eu tenho uma concentração..mínima...porém significante de Hidrogenio na solução?

    Se a alternativa anterior for correta...como isso é possível...se eu misturei à solução apenas íons hidroxila..?

    Dúvidas que me matam !


    _________________
    Quero ser uma pessoa melhor, sempre , sempre ,Sempre!
    avatar
    Felipe Mourão
    Admin
    Admin

    Mensagens : 520
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 27
    Localização : valhalla

    Re: Dúvidas sobre PH

    Mensagem por Felipe Mourão em Sex Dez 09, 2011 11:38 am

    Vamos considerar sua solução com o sal cloreto de sódio. Adicionei hidróxido de sódio (NaOH). Os íons vão sofrer dissociação iônica. Isso vai elevar o pH da solução, pois a concentração de íons OH- vão aumentar. Veja: a concentração de íons [H+] permaneceu a mesma.

    Situação prática: tinha uma determinada quantidade de água e fui adicionando hidróxido de sódio até obter uma solução 0,1 mol/l. Perceba: antes a gente tinha [H+]=[OH-] = 10^-7. Quando a gente jogou a base, a [OH-] foi para 10^-1 (pela fórmula de pOH). Mas aí temos um problema: [H+]*[OH-] ≠ 10^-14. Essa relação deve ser mantida. Então, temos o equilíbrio iônico da água (se lembra?) ==> H2O ----> H+ + OH- Kw = [H+]*[OH-] = 10^-14. A reação vai se deslocar para a esquerda. O [OH-] está com um valor muuuuuito alto e quase não vai sofrer alteração, permanecendo aproximadamente em [OH-] = 0,1 mol/l. Entretanto, o [H+] por ser beeeem pequeno vai ter uma alteração significativa, indo para [H+] = 10^-13. Equilíbrio iônico da água reestabelecido.

    Veja:

    ...........................................................................H2O ------->......H+..............+...........OH-
    ...........................................................Início :.......--................0,0000001.......................0,1...........(mol/l).........----> ao jogar a base
    Consumo necessário para reestabelecer o equilíbrio:......--................ 0,0000000999999.........0,0000000999999....-----> estabelecido na força bruta
    ...................................................No equilíbrio:......--....................10^-13.................... 0,100000000001 ≈ 0,1 mol/l

    Com isso, fica demonstrado que a concentração de OH- praticamente não se altera, apenas se altera seignificativamente a do [H+].

    OBS.: se você utilizar bases mais fracas (ou ácidos) essas distorções (aproximações, que agora dão resultados quase verdadeiros) vão se tornando cada vez maiores.


    _________________
    Quero ser uma pessoa melhor, sempre , sempre ,Sempre!

      Data/hora atual: Ter Set 19, 2017 11:47 pm