Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

2 participantes

    Sistema Digestório

    mirianlvs
    mirianlvs
    Membro
    Membro


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 27/03/2013
    Localização : Curitiba - PR

    Sistema Digestório Empty Sistema Digestório

    Mensagem por mirianlvs Ter Abr 23, 2013 9:39 am

    (PUCCAMP) - "Quando deglutimos um alimento, esse ato é iniciado voluntariamente, mas depois é impossível controlar a passagem do bolo alimentar ao longo do trato digestório."
    Isso se explica pelo fato da musculatura associada aos órgãos derivados do endoderma do embrião ser constituída por fibras:
    a) Cardíacas de contração involuntária.
    b) Estriadas de contração voluntária.
    c) Estriadas de contração involuntária.
    d) Lisas de contração involuntária.
    e) Lisas de contração voluntária.

    Resposta: D , por quê ?



    (UFPR) A ocorrência de razoável quantidade de guerras e guerrilhas o mundo atual é bastante preocupante, especialmente quando se considera a possibilidade de serem usadas armas nucleares. A radioatividade produzida por essas armas pode resultar em mutações no material genético dos indivíduos, o que, se ocorresse durante uma gestação, por exemplo, poderia levar a prejuízos futuros na função de diversos órgãos da criança em desenvolvimento . A respeito das funções que poderiam ser prejudicadas em consequência da má-formação de alguns órgãos, é correto afirmar:

    I) Digestão química de carboidratos - por lesão no fígado.
    II) Digestão química de proteínas - por lesão no estômago.
    III) Absorção de nutrientes orgânicos - por lesão no intestino grosso.
    IV) Controle da glicemia - por lesão no pâncreas endócrino.
    V) Crescimento e metabolismo - por lesão na tireoide.

    As corretas são: II, IV e V.
    Porquê? Especificamente.
    avatar
    lucas.saladini
    Membro
    Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 05/06/2013

    Sistema Digestório Empty Re: Sistema Digestório

    Mensagem por lucas.saladini Qua Jun 05, 2013 7:42 pm

    Quanto a primeira pergunta: A diferença entre fibras lisas e estriadas, bem resumidamente, é que as lisas você não tem controle(ex: coração, movimentos peristálticos, deglutição, vasos sanguíneos, útero, etc)e as estriadas você tem controle(ex: músculos do sistema esquelético[braços,pernas]). Quando você deglute(engole)tem controle somente nos músculos da língua e o resto do trato digestório é controlado sistema nervoso autônomo;


    Segunda pergunta: Justificando porque a I e a III estão erradas: I- A digestão química dos carboidratos é feita na boca por ação da amilase salivar não tendo o fígado qualquer tipo de envolvimento nesta digestão; III- A absorção de nutrientes ocorre no intestino delgado e no grosso a absorção de água
    Agora as certas: II- O estômago é responsável pela digestão química e física de proteínas, este, por ação dos movimentos e do HCl(Ácido clorídrico)quebra as proteínas em frações peptídicas(cadeias menores que as proteínas); IV- O pâncreas é responsável pela liberação de insulina na corrente sanguínea diminuindo sua concentração no sangue, no caso essa pessoa afetada pela radiação seria diabética; V- A tireoide é responsável pela secreção de hormônios(T3, T4)esses hormônios controlam o metabolismo celular e o crescimento, na falta deles a pessoa pode ficar obesa e/ou ter seu crescimento comprometido.

    Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida ou se não fui claro em algum ponto pode falar que te ajudarei

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 5:45 am