Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

3 participantes

    Teoria das Colisões do Complexo Ativado

    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    Teoria das Colisões do Complexo Ativado Empty Teoria das Colisões do Complexo Ativado

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Sex Dez 30, 2011 9:03 am

    (UFPI) Qual das sugestões para aumentar a velocidade de uma reação não encontra suporte teórico na Teoria das Colisões?
    a) aumentar a concentração dos reagentes;
    b) reduzir o tamanho das partículas que devem reagir;
    c) dissolver os reagentes em um solvente;
    d) aumentar a temperatura;
    e) achar um catalisador apropriado.

    O gabarito diz que é a alternativa E, porém acho que o gabarito está errado. A resposta certa não deveria ser a alternativa C?

    Fatores que influenciam na velocidade das reações químicas:
    * Concentração dos reagentes;
    * Temperatura;
    * Pressão;
    * Catalisador apropriado;
    * Superfície de contato;
    * Estado físico dos reagentes (Vgás > V líquido > Vsólido)

    É isso mesmo?
    Luís Feltrin
    Luís Feltrin
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 34
    Localização : Rio Grande do Sul

    Teoria das Colisões do Complexo Ativado Empty Re: Teoria das Colisões do Complexo Ativado

    Mensagem por Luís Feltrin Sex Dez 30, 2011 10:56 am

    Fala, Seu Kelvin, há quanto tempo!!

    Então, a C tá certa sim. Para os compostos iônicos sólidos reagirem efetivamente eles precisam estar na forma de íons, que se dá quando estão dissolvidos num solvente apropriado.
    Na minha opinião, a letra B é errada, porque se as partículas são menores o choque será mais difícil de acontecer.
    Também acho que não faz sentido a letra E.
    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    Teoria das Colisões do Complexo Ativado Empty Re: Teoria das Colisões do Complexo Ativado

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Sáb Dez 31, 2011 1:58 pm

    Esse reduzir o tamanho das partículas não está se referindo à superfície de contato?

    Cara, essa questão é estranha. Postei ela tbm no PiR2, veja:

    http://pir2.forumeiros.com/t21530-teoria-das-colisoes-e-do-complexo-ativado
    joaoquimica
    joaoquimica
    Membro
    Membro


    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 09/03/2012

    Teoria das Colisões do Complexo Ativado Empty Re: Teoria das Colisões do Complexo Ativado

    Mensagem por joaoquimica Sex Mar 09, 2012 11:28 am

    Acho que eles quiseram dizer que a diminuição do tamanho das partículas implica em uma maior área de contato...maior área de contato, reação ocorrendo mais rapidamente....é que nem tu pegar uma barra e uma barra cortada...OAKOka...essa mesma terá uma área de contato menor....
    Ahn, outra idéia bem interessante...se você imaginar que o VOLUME dessas partículas será igual, porém a área aumenta...Imagina uma molécula, átomo, qualquer coisa em formato retangular...se vc partir essa mesma figura de formato retangular pela metade, o mesmo terá, além da área original, mais a parte que foi cortada...o que fará que a reação ocorras mais rapidamente, por causa da maior área de contato...
    Acho que é isso! (meu primeiro post, uhuuuuu \o/)

    Conteúdo patrocinado


    Teoria das Colisões do Complexo Ativado Empty Re: Teoria das Colisões do Complexo Ativado

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 10, 2024 11:41 am