Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

4 participantes

    Questão da UFV-MG

    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    Questão da UFV-MG Empty Questão da UFV-MG

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Qui Jul 28, 2011 6:11 pm

    (UFV-MG) As estruturas a seguir representam substâncias que são usadas em perfumaria por apresentarem odores de flores:

    https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/855/foto0131l.jpg/

    Com relação às estruturas I e II, assinale a alternativa CORRETA.

    A) I e II apresentam a função álcool.
    B) A substância I apresenta maior acidez que a substância II.
    C) A massa molar de I é menor que a massa molar de II.
    D) I e II representam substâncias saturadas.
    E) I e II representam substâncias classificadas como compostos aromáticos.

    Gabarito: B

    Beleza! Eu não sei como ver o grau de acidez desses compostos. Aliás, porque a alternativa A não é correta? Porque a estrutura I tem um fenol e não um álcool?

    Na estrutura I acho que tem fenol, cetona e éter.
    Na estrutura II acho que tem álcool sim.

    Estou certo? Eu só acertaria essa questão "riscando" as outras alternativas, pois eu não sei ver esse "negócio" de maior ou menor acidez nesses compostos. Eu sei ver um pouco de acidez e alcalinidade lá na Química Inorgânica, mas não sei como funciona na Química Orgânica.

    Mad
    Luís Feltrin
    Luís Feltrin
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 34
    Localização : Rio Grande do Sul

    Questão da UFV-MG Empty Re: Questão da UFV-MG

    Mensagem por Luís Feltrin Qui Jul 28, 2011 11:12 pm

    A estrutura I tem fenol e éster*.
    A estrutura II tem álcool.

    *Aquele grupo ficaria assim:

    ---O
    --//
    - C - O

    Isso é o grupo funcional dos ésteres. Perceba que até no enunciado ele fala que tem odor de flores. Lembra-se que os ésteres se caracterizam por apresentar odores agradáveis? Quando falam em odor de flores ou de frutas pode ter certeza que tem éster no meio.

    Quanto à previsão de qual é mais ácido isso é bem complicado mesmo. A acidez aumenta à medida que aumenta a facilidade de se "quebrar" a ligação entre o átomo de oxigênio e o de hidrogênio no grupo hidroxila, OH. Os álcoois têm um caráter ácido bem fraco, isso é decorrente, em parte, de eles serem saturados. O anel benzênico do fenol, com as ligações pi alternadas, ajuda a estabilizar o íon que se forma com a ionização do hidrogênio.
    Velloso
    Velloso
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 318
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 33
    Localização : Belém

    Questão da UFV-MG Empty Re: Questão da UFV-MG

    Mensagem por Velloso Qui Jul 28, 2011 11:17 pm

    Luís, quando vi essa pergunta sobre acidez pensei naqueles grupos retiradores de elétrons, mas não to bem recordado do que seja isso!

    tem alguma coisa a ver?
    Tiago Reis
    Tiago Reis
    Admin
    Admin


    Mensagens : 415
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 31
    Localização : Açailândia- MA, Brazil

    Questão da UFV-MG Empty Re: Questão da UFV-MG

    Mensagem por Tiago Reis Qui Jul 28, 2011 11:36 pm

    Kelvin, álcool é quando se tem a hidroxila ligada ao carbono saturado. Na primeira estrutura, há uma dupla no carbono que se liga a hidroxila, portanto é fenol mesmo.

    Questão da UFV-MG Ressonancia

    A primeira é mais ácida. O que nos permite dizer isso é a existência de grupos que causam efeitos elétrônicos. Mas antes de dizer qual efeito, vamos entender o que é:

    Efeito indutivo negativo (I-) ⇒ atração de elétrons em uma ligação sigma.
    Diminui a densidade eletrônica da cadeia.Os principais átomos e grupos que
    promovem esse efeito nas moléculas orgânicas são , em ordem decrescente de
    intensidade:
    -F > -Cl > -Br > -I > -OR > -NH2

    Por serem bastante eletronegativos, esses grupos tendem a atrair os elétrons para si, diminuindo a densidade eletrônica da cadeia.


    OBs:Os principais grupos que promovem efeito indutivo negativo são os grupos
    halogênios.


    Efeito indutivo positivo (I+) ⇒ repulsão de elétrons em uma ligação sigma.
    Aumenta a densidade eletrônica da cadeia.Os principais átomos e grupos que
    promovem esse efeito nas moléculas orgânicas são , em ordem decrescente de
    intensidade:
    -NR- > -O- > -CR3 > –CR2H > –CRH2 > –CH3
    OBs: Os principais grupos que promovem efeito indutivo positivo são os grupos alquilas.

    Existem também efeitos mesoméricos (quando elétrons de uma ligação pi entram em ressonância. Na imagem acima tem um exemplo.

    Então, na primeira estrutura, observa-se a existência de um grupo carbonila, sendo que este ocasiona o efeito indutivo negativo, atraindo os elétrons que vem lá da hidroxila. Sendo assim, a densidade eletrônica na hidroxila diminui, deixando por consequência o H suscetível a ionização (a força que o mantém unido ao Oxigênio diminui).

    No outro composto, os grupos que estão ligados, são alquilas (efeito indutivo positivo) que tendem a empurrar os elétrons em direção a hidroxila, aumentando a densidade eletrônica em torno da mesma. A consequência é que temos uma hidroxila onde o Oxigênio encontra-se mais preso ao Hidrogênio.

    Essas estruturas são meio complicadas, heheh.

    Espero ter ajudado. Depois vou ver uma apostila que tenho sobre isso. Não encontrei ela agora. Deve estar perdida na bagunça aqui de casa.

    Abraços!! cheers



    PS: A imagem não está aparecendo completamente. Clique nela e arraste até o local de endereços e abra-a para poder vê-la.
    Velloso
    Velloso
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 318
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 33
    Localização : Belém

    Questão da UFV-MG Empty Re: Questão da UFV-MG

    Mensagem por Velloso Qui Jul 28, 2011 11:54 pm

    Matou dois coelhos numa cajadada só, Tiago!

    Valeu!

    Very Happy
    Luís Feltrin
    Luís Feltrin
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 34
    Localização : Rio Grande do Sul

    Questão da UFV-MG Empty Re: Questão da UFV-MG

    Mensagem por Luís Feltrin Sex Jul 29, 2011 12:00 am

    Velloso, acredito que tu estejas falando dos efeitos indutivo e mesômero. Tem a ver sim; o grupo hidroxila, OH, provoca efeito mesômero positivo.

    Efeito indutivo
    Característico de compostos que possuem cadeia saturada. Envolve elétrons de ligação sigma e está relacionado à diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos.

    => Efeito indutivo negativo (I-): provoca a polarização da molécula no sentido de afastar o par de elétrons da cadeia carbônica (ou "puxar" para si).
    Exemplo de radicais que provocam esse efeito: os halogênios (F, Cl, Br, I).

    => => => => => =>
    H3C - CH2 - CH2 - Cl
    Como o cloro é mais eletronegativo, ele puxa o par de elétrons da ligação, polarizando a molécula.

    => Efeito indutivo positivo (I+): provoca a polarização da molécula no sentido de aproximar o par de elétrons da cadeia carbônica.
    Exemplo: os radicais alquila (metila, etila, n-propila).

    <= <= <= <= <= <=
    H3C - CH2 - CH2 - MgCl
    Como o magnésio é menos eletronegativo, o radical alquila "vence a disputa" da eletronegatividade.

    Efeito mesômero
    Característico de compostos que possuem cadeia insaturada. Envolve elétrons de ligação pi. Está relacionado à ressonância.

    => Efeito mesômero negativo (M-): o radical atrai para perto de si os elétrons de uma ligação pi estabelecida com o átomo de carbono da cadeia.
    Exemplo: os radicais carbonila, carboxila, éster, nitro.

    ------------------O-------------------------O^-
    -----------------//-------------------------/
    H3C - CH = CH - C - H <=> H3C - CH - CH = C - H

    Velloso, note que o par de elétrons se movimento para a direita. Vendo da esquerda para a direita, a ligação dupla que estava entre os carbonos 2 e 3 passou a ficar entre os carbonos 3 e 4, e a ligação dupla da carbonila foi rompida pois os elétrons passaram ao átomo de oxigênio, que ficou com carga negativa.

    => Efeito mesômero positivo (M+): o radical empurra um par de elétrons para a cadeia carbônica.
    Exemplo: aminas, hidróxi.

    H3C - CH = CH - NH2 <=> H3C - (CH)- - CH = (NH2)+

    O grupo amino empurra os elétrons em direção à cadeia carbônica e fica com carga positiva; o segundo carbono (da esquerda pra direita) fica com carga negativa.
    Lembre-se que o nitrogênio, no composto da esquerda, faz 3 ligações e o átomo de nitrogênio tem 5 elétrons na camada de valência. Portanto, é esse par de elétrons isolado que irá formar a ligação dupla entre o nitrogênio e o seu carbono vizinho.
    Tiago Reis
    Tiago Reis
    Admin
    Admin


    Mensagens : 415
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 31
    Localização : Açailândia- MA, Brazil

    Questão da UFV-MG Empty Re: Questão da UFV-MG

    Mensagem por Tiago Reis Sex Jul 29, 2011 12:01 am

    Gostei desse programa que usei para fazer as moléculas. Fica bonito!! Razz
    Velloso
    Velloso
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 318
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 33
    Localização : Belém

    Questão da UFV-MG Empty Re: Questão da UFV-MG

    Mensagem por Velloso Sex Jul 29, 2011 12:08 am

    Show Luís!

    valeu!!!

    Very Happy
    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    Questão da UFV-MG Empty Re: Questão da UFV-MG

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Sex Jul 29, 2011 8:49 am

    Obrigado pessoal!

    Estou ainda no início da Química Orgânica. Entendi um pouco do que queriam me dizer.
    Lúis, Velloso e Tiago, vocês me forneceram as informações necessárias para eu resolver o exercício. Só precisava entender se aquilo era fenol mesmo. Espero que entendam, pois nessas férias, eu estou meio que aprendendo sozinho em partes, claro, porque vocês me ajudam muito. Então, não posso falar que não tive alguns professores nessas férias me auxliando.

    Razz

    Conteúdo patrocinado


    Questão da UFV-MG Empty Re: Questão da UFV-MG

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 3:45 am