Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Probabilidade

    Compartilhe

    lLimonada
    Membro
    Membro

    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 14/10/2012

    Probabilidade

    Mensagem por lLimonada em Dom Out 14, 2012 1:46 pm

    Numa espécie de roedor, a cor preta é condicionada por gene alelo autossômico dominante de segregaçãomindepemdente, e a cor marrom, pelo alelo recessivo. Do cruzamento de um casal de indivíduos pretos, ambos possuindo ascendentes marrom, pbtiveram-se 3 descendentes. A probabilidade de dois desses descendentes serem pretos é

    R: 27/64

    [Planck]³
    Membro
    Membro

    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Re: Probabilidade

    Mensagem por [Planck]³ em Sex Nov 09, 2012 2:02 pm

    Se o casal possui descendentes marrons e estes são pretos, então, ambos são heterozigotos dominantes. Admitindo como representação do gene alelo autossômico dominante a letra "M" e do seu alelo recessivo a letra "m", tem-se que o genótipo do casal será:

    G.P.: Mm x Mm
    F1.: MM/Mm/Mm/mm

    Logo, a probabilidade de se ter um roedor de fenótipo preto é de 3/4 e a probabilidade de se ter um roedor marrom é 1/4. Portanto, por distribuição binomial, a probabilidade de dois desses descendentes serem pretos é:

    P(E)=P32.(3/4)².(1/4)¹ => P(E)=27/64.

    Lê-se isso como P32.(3/4)².(1/4)¹: "permutação de três descendentes com repetição de dois pretos vezes a probabilidade de ser preto elevado a quantidade de pretos vezes a probabilidade de ser marrom elevado a quantidade de marrons".

    Espero ter ajudado. Abraços. Very Happy

    [Planck]³
    Membro
    Membro

    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Re: Probabilidade

    Mensagem por [Planck]³ em Sex Nov 09, 2012 2:08 pm

    Agora existe um porém nessa questão: a questão pergunta qual a probabilidade de dois desses descendentes serem pretos, não é ?

    Se os três forem pretos, existirá essa possibilidade e dois serão pretos. Logo, a probabilidade de dois desses descendentes serem pretos é:

    27/64+27/64=27/32.

    Portanto, a pergunta correta que o enunciado deveria fazer seria: "qual a probabilidade de APENAS dois desses descendentes serem pretos ?"

    Cabível de anulação. Pelo menos eu penso assim... Abraços. Very Happy

    Conteúdo patrocinado

    Re: Probabilidade

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:12 pm


      Data/hora atual: Sex Dez 02, 2016 5:12 pm