Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

2 participantes

    Ligações químicas

    Nat'
    Nat'
    Membro
    Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 28/08/2012
    Idade : 29
    Localização : São José dos Campos

    Ligações químicas Empty Ligações químicas

    Mensagem por Nat' Ter Ago 28, 2012 7:07 am

    Bom dia pessoal!
    Alguém pode me ajudar com a questão abaixo?

    A molécula do cloreto de amônio contém:
    a) 4 covalências e 2 coordenações
    b) 2 eletrovalências e 3 covalências
    c) 3 covalências, 2 coordenações e 1 eletrovalência
    d) 3 covalências, 1 coordenação e 1 eletrovalência
    e) 3 covalências e 1 eletrovalência
    Resp. d)

    Obs.: Por favor, se possível expliquem "passo- a - passo" pois eu estou com dificuldades para entender essa matéria, eu já li a teoria várias vezes, mas na hora de aplicar me confundo toda...
    Agradeço desde já! Very Happy
    avatar
    Lord Enki
    Membro
    Membro


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 11/08/2012

    Ligações químicas Empty Re: Ligações químicas

    Mensagem por Lord Enki Qui Set 06, 2012 2:08 pm

    A molécula de amônio é um cátion (íon positivo) composto por um átomo de nitrogênio e quatro átomos de hidrogênio. Assim, sua representação é NH4+.

    O nitrogênio é um elemento do grupo 15 (ou 5A) da tabela periódica. Portanto, tem 5 elétrons em sua camada de valência. Segundo a regra do octeto, para se estabilizar, um átomo precisa compreender 8 elétrons em sua camada de valência. Para o nitrogênio, assim, precisamos de mais 3 elétrons, o que ocorre com a formação de três ligações covalentes com átomos de hidrogênio.

    Apesar de estabilizado, o nitrogênio ainda apresenta dois elétrons livres em sua camada de valência. Para formar algum tipo de composto com o íon H+ (sendo ambos ametais, ou seja, não formam ligações iônicas entre si pela baixa diferença de eletronegatividade), o único meio é a doação dos dois elétrons restantes do nitrogênio, o que configura uma ligação coordenada ou dativa.

    Por último, para a formação do cloreto de amônio, adicionamos à brincadeira o íon cloreto (Cl-). Junto ao íon amônio, os dois formarão uma ligação iônica, ou uma eletrovalência.

    Desse modo, o gabarito confere com a letra D.

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 8:26 pm