Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

4 participantes

    Mitose Fuvest

    joaoquimica
    joaoquimica
    Membro
    Membro


    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 09/03/2012

    Mitose Fuvest Empty Mitose Fuvest

    Mensagem por joaoquimica Qui maio 17, 2012 4:36 pm

    Um cromossomo é formado por uma longa molécula de DNA associada a proteínas. Isso permite afirmar que o núcleo de uma célula somática humana em …A… possui …B… moléculas de DNA. Qual das alternativas indica os termos que substituem corretamente as letras A e B?
    a) A = início de intérfase (G1); B = 46.
    b) A = fim da intérfase (G2); B = 23.
    c) A = início de mitose (prófase); B = 46.
    d) A = fim de mitose (telófase); B = 23.
    e) A = qualquer fase do ciclo celular; B = 92.

    Galera do fórum, não consegui ao certo definir essa questão (que deve ser muito fácil, mas....)
    ...
    A minha dúvida é... se ocorre a duplicação do número de cromossomos na fase da anáfase (com a duplicação dos centrômeros e separação das cromátides irmãs), então o que é exatamente a duplicação que ocorre na fase S, da interfase? Pois é nessa etapa que ocorre também a duplicação (duplicação semiconservativa) da molécula de DNA...

    Aí 2xDNA(Interfase) + 2x DNA(Anáfase) em outro - Divisão Centrípeta (Citocinese/Divisão do DNA) em outro = 2xDNA

    Ou seja, ele origina mais cromossomos aahuahuaha!
    Alguém me explica por que tenho essa dúvida Sad!


    Ah, a resposta é a A!
    [Planck]³
    [Planck]³
    Membro
    Membro


    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Mitose Fuvest Empty Re: Mitose Fuvest

    Mensagem por [Planck]³ Sex maio 18, 2012 10:35 am

    No início da mitose (prófase), há 92 cromossomos com duas cromátides-irmãs.

    Na anáfase, há a separação dos cromossomos homólogos e das cromátides irmãs, formando 92 cromossomos indo 46 para uma célula e 46 para a outra célula.

    Logo, a alternativa correta é a letra A.

    Very Happy


    Última edição por [Planck]³ em Sex Jan 11, 2013 12:20 pm, editado 1 vez(es)
    joaoquimica
    joaoquimica
    Membro
    Membro


    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 09/03/2012

    Mitose Fuvest Empty Re: Mitose Fuvest

    Mensagem por joaoquimica Sex maio 18, 2012 1:10 pm

    Silas, deixô ver se mim entender...

    Os cromossomos sofrem o processo de duplicação semi-conservativa na fase da INTERFASE - mais especificamente na parte S, que é a abreaviação de síntese - e, dessa parte, os cromossomos formam as chamadas cromátides irmãs, que são cromossomos ( DOIS CROMOSSOMOS) ligados a um centrômero, que será, posteriormente, duplicado e ocorrerá então o processo de divisão dessas cromátides, originando assim dois cromossomos, que irão ser divididos pela citocinese...

    Duplica na interfase, ''divide'' na prófase/metáfase (parte das cromátides irmãs), ''duplica na anáfase'' (separação das cromátides irmãs) e divide na telófase....

    Então....
    Interfase: 46 cromossomos (células somáticas) --> 92 Duplicação do cromossomo na Interfase;
    Prófase: 92 cromossomos que se transformam em 46 cromátides irmãs ;
    Metáfase: Cromátides-irmãs muito condensadas...
    Anáfase: Separação das cromátides irmãs; 92 cromossomos...;
    Telófase: Divisão com 46 cromossomos cada um!

    Biologia, sua linda! To te manjando?
    É mais ou menos isso, Planck!?
    Abraços, amigo! Smile
    [Planck]³
    [Planck]³
    Membro
    Membro


    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Mitose Fuvest Empty Re: Mitose Fuvest

    Mensagem por [Planck]³ Sex maio 18, 2012 10:27 pm

    que irão ser divididos pela citocinese...

    Não é pela citocinese e sim NA citocinese. A citocinese é a fase na qual a célula está se dividindo por um anel contráctil de actina e miosina (células animais) ou pelo fragmoplasto (célula vegetal).

    A separação é na anáfase, NÃO diga duplica. A duplicação do material genético ocorre na fase S da intérfase e a divisão em si é na citocinese. A telófase é a fase que ocorre a reestruturação da carioteca e a descondensação cromossomial.

    Não há nenhum momento em que há 92 cromossomos. As duas cromátides-irmãs ligadas por um centrômero formam UM cromossomo. OK ?

    Há 46 cromossomos com duas cromátides-irmãs até a anáfase que é a fase que há separação das cromátides-irmãs e consequente formação de 46 cromossomos com uma cromátide-irmã para cada célula.

    Qualquer dúvida estamos aí. Abraços. Very Happy
    joaoquimica
    joaoquimica
    Membro
    Membro


    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 09/03/2012

    Mitose Fuvest Empty Re: Mitose Fuvest

    Mensagem por joaoquimica Seg maio 21, 2012 2:19 pm

    Silas, consegui entender a parte da citocinese... realmente é na citocinese... Very Happy... eu, nessas de resumir tudo, tó so me atrapalhando... ;/....
    A separação das cromátides irmãs ocorre na anáfase... mas ele ''duplica''.. (coloquei entre aspas justamente para denotar essa diferença....)... ele ''duplica, pois eu tenho as cromátides-irmãs, que contém dois cromossomos..e elas separaram... então... multiplica por dois kkk...pelo menos essa foia explicação dada Neutral...

    Então tá, duas cromátides irmãs formam um cromossomo. Mas se eu tenho a duplicação do DNA (dos cromossomos) no período da interfase e, considerando ainda, que as células somáticas possuem 46 cromossomos, então elas terão 46, NO INÍCIO... então, 46 x 2 = 92!!!!! Tem 92 cromossomos na interfase... Sad...

    Quando você diz que em nenhum momento há 92 cromossomos é porque eles , no processo da interfase, formam diretamente 46 cromátides irmãs? Ou eles formam 46 cromossomos com 2 cromátides irmãs cada?
    ''Não importa a quantidade de cromátides irmãs que ela possui, ela sempre será um cromossomo''... Posso falar isso?

    Vlw AHHHH o.O
    [Planck]³
    [Planck]³
    Membro
    Membro


    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Mitose Fuvest Empty Re: Mitose Fuvest

    Mensagem por [Planck]³ Sáb maio 26, 2012 4:53 pm

    Ou eles formam 46 cromossomos com 2 cromátides-irmãs cada?
    ''Não importa a quantidade de cromátides irmãs que ela possui, ela sempre será um cromossomo''... Posso falar isso?

    É exatamente isso !!!

    Há formação de 46 cromossomos com 2 cromátides-irmãs cada e não importa a quantidade de cromátides-irmãs que ela possui, ela sempre será um cromossomo.

    Só para provar isso, tem-se lá na meiose I na prófase I uma subfase chamada zigóteno. No zigóteno, ocorre formação do complexo sinaptonêmico, ou seja, formação de dois cromossomos (bivalentes) cada um com duas cromátides-irmãs, ou seja, 4 cromátides-irmãs (tétrades).

    OK ? Qualquer dúvida é só perguntar. Abraços. Very Happy
    Leonardo Sueiro
    Leonardo Sueiro
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 70
    Data de inscrição : 14/07/2012
    Idade : 31
    Localização : Santos

    Mitose Fuvest Empty Re: Mitose Fuvest

    Mensagem por Leonardo Sueiro Qui Jan 10, 2013 6:54 am

    Planck, acredito que a correta seja a letra A. Não acha?
    [Planck]³
    [Planck]³
    Membro
    Membro


    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Mitose Fuvest Empty Re: Mitose Fuvest

    Mensagem por [Planck]³ Sex Jan 11, 2013 12:22 pm

    Leonardo Sueiro escreveu:Planck, acredito que a correta seja a letra A. Não acha?

    É isso aí, Leo. Equívoco na primeira mensagem já retificada !!! Letra A certíssima !!! Na letra C, o correto seria no início da mitose (prófase) termos 92 cromossomos e não 46...

    Correta letra A. Very Happy
    Tiago Reis
    Tiago Reis
    Admin
    Admin


    Mensagens : 415
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 31
    Localização : Açailândia- MA, Brazil

    Mitose Fuvest Empty Re: Mitose Fuvest

    Mensagem por Tiago Reis Sex Jan 11, 2013 12:24 pm

    cheers

    Conteúdo patrocinado


    Mitose Fuvest Empty Re: Mitose Fuvest

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 5:12 am