Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

2 participantes

    Desafio S.Circulatório

    avatar
    jack_mstr
    Membro
    Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Desafio S.Circulatório Empty Desafio S.Circulatório

    Mensagem por jack_mstr Seg Set 05, 2011 8:52 am

    (POLIEDRO) Marque verdadeiro ou falso e justifique.
    I - Existe uma relação direta entre pH, metabolismo e retensão das moléculas de oxigênio pelas hemácias.
    II - Artérias e veias possuem 3 camadas: endotélio, túnica média e camada adventícia. Contudo nas veias essas camadas apresentam menor elasticidade e as camadas musculares são mais expessas, pois necessitam de maior contração para fazer o sangue chegar até o coração.
    III- A função do nó sinoatrial está para os átrios assim como o nó atrioventricular está para os ventrículos.
    IV - O inchaço causado durante uma infecção é devido a liberação de histamina pelos basófilos, cuja finalidade é facilitar a diapese, contudo a histamina dilata os capilares diminuindo a pressão hidrogeniônica e aumentando o volume de líquido tissular entre os tecidos que vai ser a causa do inchaço.


    Depois posto as respostas.
    avatar
    Stone Sam
    Membro
    Membro


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 31/12/2011

    Desafio S.Circulatório Empty Re: Desafio S.Circulatório

    Mensagem por Stone Sam Sáb Dez 31, 2011 10:01 am

    I - As hemácias têm um mecanismo de "tampão" ácido-base do organismo devido à existência da anidrase carbônica, enzima que catalisa a conversão de água e gás carbônico a ácido carbônico. Sabendo que o gás carbônico é um dos subprodutos do nosso metabolismo, que ele no sangue constitui uma substância de caráter ácido e que a curva de dissociação da hemoglobina varia com o pH, a I é verdadeira.
    II - Artérias e veias possuem, sim, essas três camadas, mas as artérias - e não as veias - é que têm uma camada muscular mais espessa, especialmente as artérias de médio calibre. Além disso, as veias não se contraem para fazer o sangue chegar até o coração - é o movimento do músculo esquelético ao redor das veias, aliado à existência de válvulas nestas, que propele o sangue venoso de volta ao átrio direito. A II é falsa.
    III - O nó sinoatrial é o "marca-passo natural" do coração. Através de um feixe de fibras, o sinal é conduzido ao nodo atrioventricular, passando deste para as fibras de Purkinje e atingindo todo o miocárdio ventricular. Como a contração do átrio depende do nó sinoatrial, e como a contração do ventrículo depende do nó atrioventricular (o que fica bem explicitado em casos de fibrilação de um dos compartimentos), a III é verdadeira.
    IV - Eu marcaria verdadeiro por todo o resto, mas não entendo o conceito de "pressão hidrogeniônica".

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 7:22 pm