Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Pesagem Poliacrilato de Sódio + Água

    Compartilhe

    RafaelSalles
    Membro
    Membro

    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 06/02/2015

    Pesagem Poliacrilato de Sódio + Água

    Mensagem por RafaelSalles em Sex Fev 06, 2015 5:03 pm

    Olá a todos! Como essa é minha primeira postagem, espero que esteja tudo certo =)

    Hoje (06/02/2015), durante a aula de Ciência e Tecnologia dos Polímeros do curso de Engenharia Química, do qual faço parte, aconteceu algo que, até então, eu não havia visto durante aulas práticas. E aparentemente nem o professor.
    Como estávamos sendo introduzidos à matéria de polímeros, o primeiro experimento consistiu em descobrir o quanto de água era possível absorver com 0,3g de poliacrilato de sódio, retirados de uma fralda (pois está em falta na faculdade). Adicionamos o poliacrilato de sódio ao béquer e então adicionamos água destilada, em quantidades controladas, até um momento que chegamos ao limite físico do béquer (e a água continuava sendo absorvida, aparentemente). O problema veio quando fomos pesar esse béquer na balança digital.
    Ao colocarmos o béquer na balança, notamos que o peso começou a decrescer. A balança do laboratório é de quatro casas decimais, portanto, entendo que o último algarismo é considerado o "erro", entretanto o que aconteceu não foi uma oscilação da medida. O que aconteceu foi, literalmente o seguinte:

    O béquer foi colocado e a balança marcou 50,0000 g (apenas um exemplo), logo após a medição diminuiu para 49,9999 g; um segundo depois foi para 49,9998 g e assim sucessivamente, até um ponto que retiramos o béquer da balança e utilizamos o último valor observado.

    A balança não apresentou o mesmo problema com nenhuma outra pesagem feita no dia, o que me leva a descartar, a princípio, que seja algum defeito.

    Alguém poderia ajudar com essa questão? Realmente foi algo que me intrigou, porque não consegui levantar muitas hipóteses pra tentar explicar o que aconteceu.
    Obrigado desde já =D

      Data/hora atual: Sex Dez 02, 2016 7:17 pm