Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

3 participantes

    Bomba de sódio-potássio (Dúvida)

    avatar
    Paul Simon
    Membro
    Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 08/08/2013

    Bomba de sódio-potássio (Dúvida) Empty Bomba de sódio-potássio (Dúvida)

    Mensagem por Paul Simon Qui Ago 08, 2013 10:33 pm

    Olá pessoal,
    Lendo o livro "Concursos, Vestibulares e ENEM - Editora DCL" eu fiquei com uma dúvida a respeito da Bomba de sódio-potássio.

    A respeito da Bomba de Na+/K+, o livro diz o seguinte:
    "A concentração de sódio (Na+) é maior no meio extracelular do que no meio intracelular, enquanto a concentração de potássio (K+) é maior no meio intracelular e menor no meio extracelular. Essa diferença de concentração é mantida por proteínas permeases, com gasto de energia.
    Esse transporte caracteriza-se pela transferência de 3 íons de K+ do meior extracelular para o intracelular e 2 íons de Na+ do meio intracelular para o extracelular."


    A minha dúvida é por que o livro diz que esse transporte caracteriza-se pelo transporte de 3 íons de K+ e 2 íons de Na+... Talvez eu esteja errado, e se estiver me corrijam, mas o correto não seria o contrário?

    Eu fiz até algumas pesquisas, mas continuo nesta dúvida... pois não sei se isto depende do ponto de vista ou se isto é realmente um erro do livro. Segue abaixo um trecho de um artigo da UFSC:
    "O transporte ativo de Na+ e K+ através da membrana celular é realizado por uma proteína complexa, existente na membrana, denominada “sódio-potássio-adenosina-trifosfatase”, ou simplesmente bomba de sódio, ela atua sobre os canais iônicos permitindo que os íons de sódio saiam do interior da célula e os íons de potássio entrem na célula. Com a energia da Bomba de sódio a célula é capaz de retirar 3 íons de Na+ e levar 2 íons de K+ para o seu interior." (http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/05_eletrofisiologia/bomba_sodio.htm)

    Espero contar com a ajuda de vocês para que eu possa sanar esta dúvida.
    Abraço!
    avatar
    eduardo.lemos.9638
    Membro
    Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 11/09/2013

    Bomba de sódio-potássio (Dúvida) Empty Re: Bomba de sódio-potássio (Dúvida)

    Mensagem por eduardo.lemos.9638 Qua Set 11, 2013 11:10 pm

    Olá colega.

    O seu pensamento não está errado,se considerarmos apenas a pressão osmótica, seria impossível tal troca entre o meio intracelular (dentro da célula) e extracelular(fora da célula).

    Porém,as células possuem em sua membrana citoplasmática proteínas que permitem o transporte de íons contra o gradiente de concentração ,mas isso consome ATP (molécula que armazena energia em seres vivos). Esse tipo de transporte é chamado de transporte ativo.

    Espero ter ajudado,um abraço.
    avatar
    ElayneLemos
    Membro
    Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 22/09/2014

    Bomba de sódio-potássio (Dúvida) Empty Dúvida!

    Mensagem por ElayneLemos Seg Set 22, 2014 4:54 pm

    Olá, pessoal!
    Então, são 2 potássios e 3 sódios no lugar de 3 potássios e 2 sódios.

    Conteúdo patrocinado


    Bomba de sódio-potássio (Dúvida) Empty Re: Bomba de sódio-potássio (Dúvida)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 29, 2024 4:40 am