Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Questão envolvendo teste de Paternidade... Eletroforese e Fator Rh

    Compartilhe

    mateuspir2
    Membro
    Membro

    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 08/01/2013

    Questão envolvendo teste de Paternidade... Eletroforese e Fator Rh

    Mensagem por mateuspir2 em Ter Ago 06, 2013 6:15 pm

    Uma mulher teve um filho e não sabe qual dos dois homens com quem teve relacionamentos seria o verdadeiro pai da criança. Foi feito um exame de sangue e um teste de DNA para se identificar o verdadeiro pai biológico dessa criança.
    Para realizar o teste de DNA, utiliza-se uma técnica que consiste em detectar e comparar sequências repetitivas ao longo de trechos da molécula de DNA, conhecidas como VNTR (número variável de repetições em sequência). O número de repetições dessas regiões varia entre as pessoas e, com exceção dos gêmeos monozigóticos, não existem duas pessoas com o mesmo padrão de fragmentos. Metade dos fragmentos de DNA de uma pessoa é herdada de sua mãe, e a outra metade, do pai. Os resultados do exame de sangue e do teste de DNA estão representados a seguir.

    Grupo sanguíneo
    Mãe O Rh+
    Criança A Rh-
    Suposto pai 1 A Rh+
    Suposto pai 2 AB Rh+

    Imagem do Teste de DNA: http://img818.imageshack.us/img818/3738/05qh.png

    De acordo com os resultados dos testes, o problema da paternidade em questão pode ser avaliado como

    a) não solucionado, porque nenhum dos supostos pais pode ser o pai biológico da criança devido ao fato de ambos serem Rh+ e a criança Rh-.

    b) solucionado apenas com o exame de sangue, confirmando que o pai verdadeiro é o suposto pai 1 que também é do grupo A, assim como a criança.

    c) não solucionado nem com o exame de sangue nem com o teste de DNA, porque todos os fragmentos de DNA encontrados na criança também são encontrados na mãe e nos supostos pais 1 e 2.

    d) solucionado apenas com o teste de DNA, confirmando que o pai biológico é o suposto pai 2, que apresenta os fragmentos de DNA encontrados na criança e não encontrados em sua mãe.

    e) solucionado apenas com o teste de DNA, confirmando que o pai biológico é o suposto pai 1, que apresenta todos dos fragmentos de DNA presentes na criança e ausentes em sua mãe.

    Galera desde já agradeço a resposta... muito obrigado... Lembrando que eu não tenho o gabarito desta questão, quero confirmar aqui com vcs... Valeu Galera


    Loksoares
    Membro
    Membro

    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 18/07/2013

    é a d!

    Mensagem por Loksoares em Ter Out 08, 2013 3:11 pm

    Questão legal em! Note que obviamente a criança não apresenta eristoblastose fetal visto que essa anomalia é causada com pai Rh+ mae Rh- e filho Rh+ oque não o caso da questão, notar que é possivel determinar o fenotipo Rh da criança visto que sendo ela Rh-  pode se dizer com certeza que éla é rr e que um r veio da mãe e outro do pai. Agora vamos ao sistema ABO,  neste caso pode-se perceber que tanto para o pai1 quanto o pai2 é impossivel determinar quem é o verdadeiro visto que sendo a criança tipo A só podemos ter certeza que seu fenotipo é Ai pois um i veio da mãe mas qual quer um dos pais pode ter mandado o antigeno A ,logo  o unico jeito de determinar o pai verdadeiro e olhando o teste de dna e vendo ele notamos que a fita de dna do pai 2 tem muitas semelhanças com a filha do que o p1 em uma rapida analise observa-se que  a 3 fitas de dna correspondentes. Analisando isto finalmente podemos começar a excluir as alternativas a,b,c e e encontrando a reposta que é a alternativa D!

      Data/hora atual: Dom Dez 04, 2016 3:10 am