Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Alelos Multiplos

    Compartilhe

    lucas.saladini
    Membro
    Membro

    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 05/06/2013

    Alelos Multiplos

    Mensagem por lucas.saladini em Seg Jun 17, 2013 1:20 pm

    (FMTM) - Em certa espécie de cobaia, uma série de alelos múltiplos controla o pigmento dos pelos. O alelo Gm produz pelo marrom, o alelo gc produz pelo castanho e o alelo gb produz pelo branco. A relação de dominância entre os três alelos dessa série é Gm>gc>gb. Considere a genealogia a seguir.
    http://dc119.4shared.com/doc/yTvjbaK_/preview.html
    É a questão três, desculpa postar assim mas eu não consegui achar uma foto boa.

    A probabilidade de 7 x 8, ao se cruzarem, produzirem um animal branco é de:
    a) 0 ou 0%
    b)1/4 ou 25%
    c) 1/2 ou 50%
    d) 3/4 ou 75%
    e) 1 ou 100%

    Kickletter
    Membro
    Membro

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 17/05/2013

    Re: Alelos Multiplos

    Mensagem por Kickletter em Sex Jun 21, 2013 1:21 am

    Bom, primeiro nós temos que ver os fenótipos desse heredograma para criarmos um genótipo que explique tudo o que está representado aí.

    Seguindo então essa linha de hipótese (e a relação de dominância proposta) temos certeza que os indivíduos 2, 7 10 só podem ser gbgb, porque esse fenótipo (branco) é o mais recessivo possível. Bom, a partir daí podemos inferir algumas coisas:

    I) Se 10 é gbgb, então obrigatoriamente a geração parental deve ter, cada um, pelo menos um alelo gb, senão não seria possível o indivíduo 10 ser o que ele é. O mesmo se aplica para o indivíduo 7.

    II) Os filhos de 2 necessariamente devem ter todos pelo menos um alelo gb, no genótipo, pois o pai é gbgb

    Então, podemos fazer uma relação aí... Se 5 é marrom e deve possuir necessariamente um alelo gb, então quer dizer que o genótipo de 5 é gcg(note que isso segue a relação de dominância: o indivíduo é heterozigótico). Mesma coisa com o 6, mas só que com o genótipo que implica na cor marrom... Enfim, fazendo essas relações todas, você deve chegar em 8 num indivíduo um pouco estranho... Porque você não tem certeza do que ele pode ser. Você tem certeza que ele possui o alelo Gm, mas o genótipo dos pais sugerem duas possibilidades de genótipo resultante: Gmgb e Gmgc

    Como são duas possibilidades possíveis e só uma chega no que o exercício quer (animal branco, que carrega o alelo pra essa acor apenas em Gmgb), então você deve multiplicar essa probabilidade com a probabilidade do casal... (O pai deve ter esse genótipo E, considerando que ele tenha esse genótipo, deve cruzar e gerar descendente branco)

    Então temos 1/2 (probabilidade de o pai ser Gmgb) * 1/2 (probabilidade de ser gbgb  ao cruzar 7 x 8 (gbgb x Gmgb). 1/2*1/2 = 1/4 = 0,25 = 25/100 = 25%. Alternativa B.

      Data/hora atual: Dom Dez 04, 2016 3:13 am