Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Um caso surdo-mudo

    Compartilhe

    Felipe Mourão
    Admin
    Admin

    Mensagens : 520
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 26
    Localização : valhalla

    Um caso surdo-mudo

    Mensagem por Felipe Mourão em Seg Fev 18, 2013 4:17 pm

    UFRS-Sabe-se que a surdo-mudez é uma característica monogênica que pode ser causada por diferentes genes recessivos, constituindo-se no exemplo clássico de heterogeneidade genética.

    Considere as afirmações a seguir sobre um casal de surdos-mudos, homozigotos para os genes relacionados a essa condição, que tem uma filha.

    I - Se essa filha é normal, a próxima também será normal.
    II - Se essa filha é surda-muda, a próxima também será surda-muda.
    III - A chance de essa filha ser surda-muda é tanto maior quanto maior for o número de genes causadores da surdo-mudez.

    Quais estão corretas?
    a) Apenas I.
    b) Apenas II.
    c) Apenas III.
    d) Apenas I e II
    e) Apenas II e III



    Spoiler:
    D
    De antemão, obrigado pela ajuda


    _________________
    Quero ser uma pessoa melhor, sempre , sempre ,Sempre!

    Kickletter
    Membro
    Membro

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 17/05/2013

    Re: Um caso surdo-mudo

    Mensagem por Kickletter em Sex Jun 21, 2013 1:36 am

    Se são vários genes recessivos que contribuem para o desenvolvimento da doença (um caso de interação gênica), então temos apenas que pensar em algumas coisas.

    A I diz que se uma pessoa é normal, a filha será normal. Sim, de fato, porque são vários os genes que contribuem para essa doença. Vamos supor que 20 genes contribuam para essa doença... Se a pessoa não possui os 20 recessivos homozigotos, ela não vai ser surda-muda... Tudo bem que ela pode ter sei lá 19 genes recessivos e 1 em heterozigose... Mas a probabilidade de ela encontrar um indivíduo que complemente o gene dela para que o descendente seja surdo-mudo é ridiculamente pequena (supondo que a moça tenha 19 genes recessivos e 1 em heterozigose, o outro indivíduo necessariamente deveria ter os mesmos 19 genes recessivos e o outro gene em heterozigose... Tem que ser muito azarado pra achar um par perfeito assim! E olha que ainda se os dois forem heterozigóticos para o mesmo gene que falta para causar descendência mutante eles têm 1/4 de chance, no cruzamento, gerar alelo recessivo homozigoto! (Lembre-se: Aa x Aa = 3 A_ : 1 aa)). Imagine então se forem, sei lá, 200 os genes responsáveis pela causa da surdo-mudez... A probabilidade então de indivíduos normais terem indivíduos surdo-mudos é tão pequena que é desprezível.

    A assertiva II diz que se a filha é surda-muda, a próxima também será. Isso realmente está certo no ponto de vista de parcimônia... Porque veja bem: vamos considerar os mesmos 20 genes, quando todos estão em recessividade, impliquem nessa doença. Se a pessoa é surdo-muda, então necessariamente ela teria que ter os 20 genes em homozigose recessiva. Isso seria passado de pai pra filho, já que o pai e a mãe são surdo-mudos. (aabbcc...tt x aabbcc...tt --> 100% aabbcc...tt)

    A III... Hummmm... Não. O contrário! Quanto mais genes envolvidos maior é a complexidade da interação gênica...

    É a D mesmo.

      Data/hora atual: Sex Dez 02, 2016 7:15 pm