Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Quase-cristais

    Compartilhe
    avatar
    Tiago Reis
    Admin
    Admin

    Mensagens : 415
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 24
    Localização : Açailândia- MA, Brazil

    Quase-cristais

    Mensagem por Tiago Reis em Qui Jan 03, 2013 9:15 am


    Um mosaico árabe? Um caleidoscópio? Um detalhe de algum tapete turco, ou ainda um detalhe do santuário de Darb i Imam, no Irã?

    Poderia ser facilmente confundida com qualquer uma destas alternativas, porém a imagem acima se trata da estrutura atômica de um quase-cristal.

    Descobertos em 1982 pelo israelense Daniel Shechtman (o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Química em 2011), os quase-cristais possuem uma curiosa formação atômica, diferente da simetria encontrada nos cristais comuns. Os quase-cristais possuem uma ordem, porém esta é aperiódica. Eles também possuem propriedades físicas e elétricas diferentes, pois apesar de serem materiais metálicos, estes agem quase como isolantes para eletricidade e condução de calor.

    Estudos estão sendo realizados para a utilização tecnológica dos quasicristais e dentre suas possíveis aplicações está a substituição do teflon por uma superfície feita a partir destes, além de diversas outros usos em eletrodomésticos e até em motores a diesel.

    As curiosidades sobre esse material não param por aí:

    Até dois anos atrás, os quase-cristais eram encontrados apenas em laboratórios quando, em 2009, foram encontrados pela primeira vez na natureza, nas montanhas Koryak, na Rússia, local com condições nada favoráveis à formação das pedras.

    A análise do material, feita pela Universidade de Princenton, mostra que os quase-cristais encontrados possuem em sua composição elementos que apontam uma origem extraterrestre. Segundo o estudo, publicado no “Reports on Progress in Physics”, por Paul Steinhardt e Luca Bindi, as pedras podem ter vindo por meio de meteoritos que atingiram a Terra há cerca de 15 mil anos.

    origem: http://www.quimica.com.br/pquimica/variedades-e-curiosidades/o-curioso-caso-dos-quase-cristais/


    _________________
    Visite também:
    Fórum de História

    http://o-tunel-do-tempo.forum-livre.com

    Fórum de Física e Matemática:
    http://pir2.forumeiros.com

    Fórum de Geografia:
    http://gaia.forum-livre.com/

    Fórum de Língua Portuguesa:
    http://flordolacio.forumeiros.com/


    Os justi meditabitur sapientiam,
    Et lingua ejus loquetur judicium. (OP. Lilium)

      Data/hora atual: Sex Maio 26, 2017 6:37 pm