Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

2 participantes

    Reação fenol - Na2CO3 - Porque não ocorre a reação ?

    avatar
    arileudox
    Membro
    Membro


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 05/07/2012

    Reação fenol - Na2CO3 - Porque não ocorre a reação ? Empty Reação fenol - Na2CO3 - Porque não ocorre a reação ?

    Mensagem por arileudox Sex Out 05, 2012 12:32 pm

    (PUC-MG) Considere as propriedades químicas:
    1) muda a cor do tornassol azul para vermelho;
    2) Neutraliza a solução de hidróxido de sódio;
    3) Em mistura com solução aquosa de Na2CO3, não se observa liberação de gás carbônico (efervescência).

    As propriedades consideradas devem ser do composto:

    [img]Reação fenol - Na2CO3 - Porque não ocorre a reação ? Alternativaspucmg [/img]

    Resposta: Alternativa b)

    Minha dúvida é só o porquê o fenol não reage com o carbonato de sódio (Na2CO3). Alguém saberia explicar o porquê ? Obrigado !

    avatar
    lorrane.nascife
    Membro
    Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 18/10/2012
    Idade : 30
    Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

    Reação fenol - Na2CO3 - Porque não ocorre a reação ? Empty Re: Reação fenol - Na2CO3 - Porque não ocorre a reação ?

    Mensagem por lorrane.nascife Qui Out 18, 2012 6:57 pm

    Acho que a única substância com Na que neutraliza(reage) com o fenol é o NaOH. o Na2CO3 vai ser capaz de neutralizar ácidos carboxílicos mas não o fenol. Mas o porque exatamente eu não sei. Achei isso em um artigo na internet, se chama: "Adsorção de Fenol sobre carvão ativado em meio alcalino" .

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 3:50 pm