Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Dúvida sobre Afirmação

    avatar
    Williamrota
    Membro
    Membro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 05/09/2012

    Dúvida sobre Afirmação Empty Dúvida sobre Afirmação

    Mensagem por Williamrota Qua Set 05, 2012 2:03 pm

    Ao final da mitose de uma célula, têm-se:

    ''Duas células, cada uma portadora de metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra metade, recém-sintetizada''

    Eu não consigo visualizar o porquê de receber metade do material que a célula mãe recebeu, alguém me ajudaria? As cromátides irmãs homólogas é que se separarão na anáfase?
    avatar
    Williamrota
    Membro
    Membro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 05/09/2012

    Dúvida sobre Afirmação Empty Re: Dúvida sobre Afirmação

    Mensagem por Williamrota Dom Set 09, 2012 11:24 am

    Olá, alguém poderia me confirmar que a frase está equivocada, já que a genitora irá transferir todo o seu material genético para a célula-mãe, que por sua vez dará origem a duas células: Uma com todo o material que não foi duplicado, e a outra só com o material que foi duplicado?Dúvida sobre Afirmação Scaled.php?server=818&filename=bioxz
    avatar
    Williamrota
    Membro
    Membro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 05/09/2012

    Dúvida sobre Afirmação Empty Re: Dúvida sobre Afirmação

    Mensagem por Williamrota Dom Set 09, 2012 11:29 am

    oBS: Vermelho e Amarelo = homólogos
    avatar
    Williamrota
    Membro
    Membro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 05/09/2012

    Dúvida sobre Afirmação Empty Re: Dúvida sobre Afirmação

    Mensagem por Williamrota Dom Set 23, 2012 10:31 pm

    Eu acho que pensei inicialmente de forma errada... a genitora que deu origem a célula mãe em questão veio de um encontro de gametas ( o.o'...), o qual a abençoou com um par de cromossomos homólogos, um do pai da genitora e outro da mãe da genitora. (1)

    Depois, a tal genitora fez mitose. O cromossomo do pai da genitora irá nesse momento se dividir em duas cromátides, o mesmo acontece com o cromossomo da mãe, separa-se em duas cromátides. (2)

    Agora, uma cromátide do pai e uma da mãe da genitora irão para um lado. A célula mãe (filha da genitora) apareceu. (3)

    A célula mãe irá gerar um filha. Para isso, a mãe terá que duplicar aquelas cromátides do item item (2) que recebeu. (4)

    Por fim, posso dizer que a filha-da-mãe irá ter ou as duas partes duplicadas das cromátides maternas e paternas do item (2) ou uma duplicada e a outra que já veio pronta, não é??? Ou sempre as partes duplicadas (recém-criadas) irão para o mesmo lado??





    Conteúdo patrocinado


    Dúvida sobre Afirmação Empty Re: Dúvida sobre Afirmação

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 9:21 pm