Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Camada de Ozônio e Aquecimento Global

    Compartilhe

    joaoquimica
    Membro
    Membro

    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 09/03/2012

    Camada de Ozônio e Aquecimento Global

    Mensagem por joaoquimica em Qua Maio 30, 2012 2:43 pm

    Galera, sei que o principal motivo do aquecimento global está ligado à emissão dos chamados gases estufa (CO2, CH4, H2O(v), NO2), mas vi uma questão de vestibular no qual uma das alternativas abordava o aumento da camada de ozônio como sendo responsável por aumentar também o aquecimento global... Enfim, no contexto da questão essa não era a alternativa correta.. eu acho..
    De qualquer forma, o aumento da camada de ozônio aumento o aquecimento global? Sem muitos conhecimentos ''físicos'' (ondas, raios UV), apenas fiz inferência em relação às mensagens que aparece nos jornais...''Hoje, os raios UV estão muito fortes...'' (E eu pensava...putz, calor alto = raios UV alto...)...os gases estufas já presentes (e ''x'' em qualquer situação comparativa) temos que esse calor vai ''entrar'' na atmosfera e não mais voltará... aquecerá muito e ...

    Deu pani na cabeça!
    To certo no pensamento?
    Vlw pirat

    Leonardo Sueiro
    Membro VIP
    Membro VIP

    Mensagens : 70
    Data de inscrição : 14/07/2012
    Idade : 23
    Localização : Santos

    Re: Camada de Ozônio e Aquecimento Global

    Mensagem por Leonardo Sueiro em Sab Out 06, 2012 7:48 pm

    Não. Camada de ozônio está relacionada única e exclusivamente à absorção dos raios UV. É graças a essa absorção, aliás, que o ozônio se transforma em oxigênio e vice-versa. Essas transformações utilizam energia solar(raiios UV, no caso) e evita que chegue até nós(em verdade, parte da radiação UV chega, mas é pequena). O efeito estufa é causado por gases que causam um aumento na absorção planetária de calor. Os principais são: CO2 e vapor de água

    [Planck]³
    Membro
    Membro

    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Re: Camada de Ozônio e Aquecimento Global

    Mensagem por [Planck]³ em Sex Nov 09, 2012 12:36 pm

    Se a camada de ozônio estivesse relacionada com outros tipos de ondas eletromagnéticas como as ondas infravermelho que transportam energia térmica até que existiria um embasamento lógico, mas não. A camada de ozônio que, diga-se de passagem, está na estratosfera, uma camada da atmosfera além dos fenômenos metereológicos, está relacionado com a absorção dos raios ultravioletas que possuem uma frequência acima dos raios infravermelhos. A relação entre a camada de ozônio e o aquecimento global é inócua no estudo do aumento da temperatura global. O que deve-se levar em conta, para a biologia, é a importância dessa camada e sua consequente filtração dos raios UV para alguns processos fisiológicos como a eclosão da micela iônica e consequente ativação da vitamina D (calciferol) a nível epidérmico que intensifica a absorção de cálcio a nível intestinal, por exemplo.

    Enfim, a camada de ozônio é inerente no processo de manutenção da vida. Sua destruição ou aumento acarretariam em mudanças na vida terrestre. A relação dessa com o aquecimento global não é ratificada e apenas os chamados GEE's (gases do efeito estufa) possuem relação com o aumento da média térmica global.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Camada de Ozônio e Aquecimento Global

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:41 pm


      Data/hora atual: Sab Dez 03, 2016 12:41 pm