Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

2 participantes

    dúvida orgânica

    avatar
    klebson silva
    Membro
    Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 20/05/2012

    dúvida orgânica Empty dúvida orgânica

    Mensagem por klebson silva Dom maio 20, 2012 9:06 pm

    Qual critério utilizar para classificar os compostos orgânicos em ácido ,básico e neutro.Os
    compostos são o seguinte : ester , Amônia e fenol.
    Davidson Heisler
    Davidson Heisler
    Membro
    Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 12/05/2013

    dúvida orgânica Empty Re: dúvida orgânica

    Mensagem por Davidson Heisler Seg maio 20, 2013 9:31 am

    Olá Klebson,

    Nesse caso você deve saber sobre a ordem de acidez (tendência de liberação de H+.)A ordem é a seguinte: álcool < H2O < fenol < ácido carboxílico.

    Esse assunto tem a ver com os grupos elétron-repelentes e elétron-atraentes. Quanto mais grupos elétrons-atraentes houver na molécula ou quanto mais fortes forem esses grupos, dependendo também da distâncias desses grupos ao hidrogênio ionizável (o H ligado ao oxigênio) maior será a acidez da substância.

    O álcool tem o grupamento hidroxila (-OH). O oxigênio sendo muito eletronegativo, atrai os elétrons do hidrogênio na ligação, liberando íons H+ (hidrogênio que perdeu 1 elétron). Já a água apresenta dois hidrogênios (HOH), por isso é mais “ácida” que o álcool. No fenol, a hidroxila está ligada a um anel aromático que devido a ressonância dentro do anel, atrai muito os elétrons, por isso o fenol é mais forte, por liberar H+ mais facilmente. Por último, o ácido carboxílico apresenta o grupamento carboxila COOH, são dois oxigênios atraindo os elétrons, por isso o ácido carboxílico é o mais forte.

    O éter não é ácido, pois não apresenta hidrogênios ionizáveis (hidrogênio ligado a oxigênio), apresenta apenas o oxigênio como heteroátomo. A amônia também é uma base.

    Espero ter ajudado. Até mais. Smile

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 7:47 am