Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Água formada respiração celular

    Compartilhe
    avatar
    joaoquimica
    Membro
    Membro

    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 09/03/2012

    Água formada respiração celular

    Mensagem por joaoquimica em Dom Abr 29, 2012 1:23 pm

    Gostaria de entender como surge a água durante o processo de respiração celular.. sei que ela é formada na cadeia respiratória (aquela parte que ocorre dentro da mitocôndria) e ela surge da reação entre os elétrons, os hidrogênios e a molécula de O2. Porém, esses hidrogênios, então chamados de hidrogênios protonados, irão ser bombeados para fora da parte interna da cadeia respiratória (passa da parte de 'dentro' da cadeia transportadora de elétrons e vai para fora), voltando novamente e passando pela ATP sintase... porém quando os hidrogênios conseguem reagir com a água? Depois de passar pela ATP sintase?
    avatar
    [Planck]³
    Membro
    Membro

    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Re: Água formada respiração celular

    Mensagem por [Planck]³ em Qui Maio 03, 2012 9:55 am

    Os hidrogênios provenientes do NADH e do FADH (nicotinamida adenina dinucleotídio e flavina adenina dinucleotídio, respectivamente) reagem com o oxigênio na cadeia respiratória ou fosforilação oxidativa formando a água.

    Os hidrogênios protonados (ou simplesmente prótons) são atraídos eletrostaticamente pelos elétrons que estão passando pelos citocromos gerando a chamada força eletromotiva, que nada mais é do que a força elétrica existente entre os elétrons e os prótons regidos pela lei de coulomb. Isso ocorre nas cristas mitocondriais.

    A ATP sintetase é uma proteína transmenbrana que gera a chamada força protomotiva que puxa os prótons para a matriz mitocondrial gerando uma quantidade enorme de ATP (adenosina tri-fosfato). Essa é a chamada teoria quimiosmótica.

    Abraços. Very Happy

      Data/hora atual: Qua Mar 29, 2017 8:47 pm