Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Reprodução das Angiospermas

    Compartilhe
    avatar
    joaoquimica
    Membro
    Membro

    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 09/03/2012

    Reprodução das Angiospermas

    Mensagem por joaoquimica em Qua Abr 18, 2012 1:05 pm

    Galera, queria tirar uma dúvida da reprodução das angiospermas... eu tenho o esquema +- feito aqui na minha cabeça e gostaria de ver se há algum erro conceitual...vo tentar escrever como se eu estivesse explicando a alguém... Very Happy

    Bem...a reprodução das angiospermas começa quando o grão de pólen sai do antera, que faz parte do orgão reprodutor masculino das plantas, e segue até o estigma, que faz parte do orgão reprodutor feminino das plantas... bem... nessa hora, esse grão de pólen se torna um tubo polínico, que é o responsável pela não necessidade das plantas da água, para a fecundação, e fecunda duas vezes a parte feminina. Na primeira parte, ocorre a união dos gametófitos masculinos com a oosfera, que dará origem ao zigoto que, após sucessivas divisões mitóticas (meióticas, sei lá...), originará o embrião. Na outra fecundação (a segunda) ocorrerá a união do gametófito masculino com os núcleos polares, dando origem ao chamado endocarpo, que pode também ser 'visto' como a semente... Ese endocarpo é responsável por nutrir o embrião, no processo de desenvolvimento do mesmo. Bem, depois de tubo isso, o embrião vira uma sementinha e essa sementinha se transforma num fruto.. e aí começa tudo de novo...


    Deve ter algum erro.. ou estou certo... desculpe a falta de 'formalidade' do jeito que escrevi.. costumo fazer isso.. pensar e escrever.. é isso que está no meu cérebro auhauahUAHuahuha...

    Vlw's Smile
    avatar
    [Planck]³
    Membro
    Membro

    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Re: Reprodução das Angiospermas

    Mensagem por [Planck]³ em Qua Abr 18, 2012 9:53 pm

    Bem...a reprodução das angiospermas começa quando o grão de pólen sai do antera, que faz parte do orgão reprodutor masculino das plantas, e segue até o estigma, que faz parte do orgão reprodutor feminino das plantas... bem... nessa hora, esse grão de pólen se torna um tubo polínico [É o núcleo vegetativo dentro do grão de pólen que forma o tubo polínico.], que é o responsável pela não necessidade das plantas da água, para a fecundação, e fecunda duas vezes a parte feminina. Na primeira parte, ocorre a união dos gametófitos masculinos [A união é do gameta, no caso, do núcleo gamético.] com a oosfera, que dará origem ao zigoto que, após sucessivas divisões mitóticas (meióticas, sei lá...) [Mitóticas], originará o embrião. Na outra fecundação (a segunda) ocorrerá a união do gametófito masculino [Gameta.] com os núcleos polares, dando origem ao chamado endocarpo [O termo correto é endosperma !!! Endocarpo é o interior de um fruto... Não confunda.], que pode também ser 'visto' como a semente [A semente é o embrião mais o endosperma.]... Ese endocarpo [Endosperma] é responsável por nutrir o embrião, no processo de desenvolvimento do mesmo. Bem, depois de tubo isso, o embrião vira uma sementinha e essa sementinha se transforma num fruto.. e aí começa tudo de novo...

    Very Happy
    avatar
    joaoquimica
    Membro
    Membro

    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 09/03/2012

    Re: Reprodução das Angiospermas

    Mensagem por joaoquimica em Qui Abr 19, 2012 12:49 pm

    Nuss.. biologia é só pra quem gosta mesmo... o materiazinha fia da ..

    Vamos lá então...

    *O que é exatamente esse núcleo vegetativo...?
    *gametófito masculino = gameta ou são termos diferentes?
    *Não consegui identificar ainda a diferença entre endocarpo e endosperma... ;/; achei na internet essa definição Neutral..

    *o que é mitose e meiose (pergunta preguiça, responda se quiser ..sério..)

    Vlw, Planck!! Very Happy



    avatar
    [Planck]³
    Membro
    Membro

    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Re: Reprodução das Angiospermas

    Mensagem por [Planck]³ em Sab Abr 21, 2012 10:20 pm

    O núcleo vegetativo é uma célula que fica dentro do grão de pólen e que serve para a formação do tubo polínico nas angiospermas.

    Gametófito masculino é aquele indivíduo que produz gametas !!! Seria a fase haploide da metagênese (alternância de gerações).

    Endocarpo é a parte interna de um fruto. Endosperma é a junção de um núcleo gamético mais dois núcleos polares presentes no ovário.

    Mitose é a divisão de uma célula em intérfase em duas células-filhas e é equacional, ou seja, a quantidade de material genético não é alterada. É útil no crescimento celular e de tecidos. É dividida em prófase, metáfase, anáfase, telófase e citocinese.

    Meiose é a divisão de uma célula em intérfase em 4 células-filhas. Sua importância está na produção dos gametas (em seres haplobiontes diplontes, como os seres humanos) e de esporos em seres diplobiontes (as plantas).

    Vá estudar um pouco mais dos conceitos de meiose e mitose, pois é bastante básico e cai bastante no vestibular. OK ?

    Abração e qualquer coisa já sabe. Very Happy
    avatar
    joaoquimica
    Membro
    Membro

    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 09/03/2012

    Re: Reprodução das Angiospermas

    Mensagem por joaoquimica em Seg Abr 23, 2012 1:16 pm

    1)Vamos lá... então núcleo vegetativo é a mesma coisa que núcleo espermático e esse é quem vai realizar a fecundação tanto da oosfera quanto daos núcleos polares, certo? (Dando origem, respectivamente, ao embrião e ao endosperma ;D)

    2)Ahhh Núcleo gamético= núcleo espermático = núcleo vegetativo = estou pirando... kk...
    Posso falar então que o ENDOCARPO possui o ENDOSPERMA...? Ou endosperma é a ação de fecundação dos núcleos polares pelo núcleo espermático e o endocarpo é a ''parte física''?

    3)Já comecei a estudar mitose e meiose.. ontem mesmo.. rs...

    Vlw, Planck! Ahn, deixar aviso aqui já... eu, tipo, nem tenho internet..tals.. aí eu digito as minhas dúvidas no meu notebook e coloco-as aqui no fórum.. e, dessa vez, to CHEIO de dúvidas.. sinal de que, de alguma forma, to gostando de biologia tb... ;D
    Vo lá postá-las... rs..
    Abraços e vlw, por toda a ajuda ;D!
    avatar
    [Planck]³
    Membro
    Membro

    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Re: Reprodução das Angiospermas

    Mensagem por [Planck]³ em Qui Maio 03, 2012 9:22 am

    Posso falar então que o ENDOCARPO possui o ENDOSPERMA...? Ou endosperma é a ação de fecundação dos núcleos polares pelo núcleo espermático e o endocarpo é a ''parte física''?

    De forma não generalizada, sim. Endosperma é triploide e é formado por dois núcleos polares mais um núcleo gamético (ou núcleo espermático) e endocarpo é a parte mais interna do fruto que contém a semente e consequentemente contém o endosperma.

    Abraços. Very Happy

    Conteúdo patrocinado

    Re: Reprodução das Angiospermas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 24, 2017 1:58 pm