Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

2 participantes

    (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases

    avatar
    henriquehdias
    Membro
    Membro


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 31/03/2012

    (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases Empty (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases

    Mensagem por henriquehdias Seg Abr 09, 2012 8:18 pm

    (UFSM/PEIES) Quando uma sequência de DNA que é codificante sofre uma mutação do tipo substituição de bases, pode-se afirmar que:

    I-o RNA mensageiro correspondente também será modificado
    II- o RNA mensageiro talvez não seja modificado, porque o código genético é redundante
    III-a cadeia polipeptídica codificada poderá permanecer inalterada, porque algumas substituições originam códons sinônimos

    a) I
    b) II
    c) III
    d) I e III
    e) II e III

    R: c) III

    Nos meus entendimentos o RNA mensageiro também será modificado. Alguém poderia me explicar o que acontece com o RNA mensageiro? Alguém pode me explicar as afirmativas da questão?
    Muito obrigado.
    Velloso
    Velloso
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 318
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 33
    Localização : Belém

    (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases Empty Re: (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases

    Mensagem por Velloso Qua Abr 11, 2012 1:05 am

    Olá Henrique,

    Veja só a tabela a seguir:

    (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases Tabela-do-codigo-genetico-universal

    Imagine que o o RNAm leve os seguintes códons:

    UCU-UUA-UUG-UAG

    Haverá produção dos seguintes aminoácidos:

    Serina-Leucina-Leucina-fim.

    Agora pense que o DNA codificante sofreu uma mutação por substituição de base na primeira trinca e que o RNAm tenha sido produzido com as seguintes instruções:

    UCC-UUA-UUG-UAG

    Quais serão os aminoácidos produzidos? As mesmas Serina-Leucina-Leucina-fim.

    Por isso o código genético é dito redundante: porque um mesmo aminoácido porde ser produzido por varios códons diferentes e não porque o RNAm produzido é diferente, isso invalida a afirmação II. Sacou a malícia? Twisted Evil

    E sim, você raciocinou correto, o RNAm vai ser modificado. Mas isso não necessariamente provoca uma mudança na produção dos aminoácidos.

    Ou seja, você teve mudança no DNA, logo o RNAm também vai ser modificado. O que sai a mesma coisa são os aminoácios codificados.

    Beleza?

    Saudações redundantes.
    avatar
    henriquehdias
    Membro
    Membro


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 31/03/2012

    (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases Empty Re: (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases

    Mensagem por henriquehdias Qua Abr 11, 2012 11:08 pm

    Muito obrigado Velloso.
    Sim, do código genético eu já sabia.
    Porém no gabarito ta como alternativa correta somente a III, mas eu considerei a I e a III, pois como você mesmo disse, o RNAm vai ser modificado, então a afirmativa I também está correta, certo?
    Velloso
    Velloso
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 318
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 33
    Localização : Belém

    (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases Empty Re: (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases

    Mensagem por Velloso Qui Abr 12, 2012 12:22 am

    Certamente, Henrique! Very Happy

    Não há como não haver modificação no RNA, visto que as bases se ligam de maneira específica, uma a uma.

    Mudou uma base no DNA, mudará a correspondente no RNA.

    Este é o gabarito oficial da prova?
    avatar
    henriquehdias
    Membro
    Membro


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 31/03/2012

    (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases Empty Re: (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases

    Mensagem por henriquehdias Qui Abr 12, 2012 7:14 pm

    Na verdade não encontrei o gabarito oficial da prova. Acho que deve ser uma questão de uma prova bem antiga. Eu tenho esse exercício na minha apostila, porém frequentemente encontro erros de gabarito nessas apostilas que estou usando. O importante é que eu procuro saber onde errei, e quando eu não concordo com o meu erro eu vou pesquisar até confirmar as minhas dúvidas. Smile
    Valeu mesmo! Agora vou para outro conteúdo; vou começar divisão celular. Também quero assistir ao filme Gataca assim que der tempo, me recomendaram e falaram que é muito bom. Ele trata sobre o DNA.
    Até a próxima.
    Velloso
    Velloso
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 318
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 33
    Localização : Belém

    (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases Empty Re: (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases

    Mensagem por Velloso Sex Abr 13, 2012 12:30 am

    Bom, espero que tenha ajudado. Very Happy

    Eu já assisti GATTACA. É legal realmente, é um filme que usa as previsões dos avanços da engenharia genética para futuro.

    Já percebeu que o nome GATTACA tem tudo a ver com genética né? Guanina-Adenina-Timina-Timina-Adenina-Citosina-Adenina.


    Abraço.
    avatar
    henriquehdias
    Membro
    Membro


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 31/03/2012

    (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases Empty Re: (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases

    Mensagem por henriquehdias Sex Abr 13, 2012 12:14 pm

    Rsrs, já percebi sim. Fiz um exercício uma vez no qual apareceu essa sequência.
    Bom, comecei o estudo de divisão celular.
    Porém estou com dúvida pra diferenciar cromossomo de cromátide.
    1 cromossomo é igual a 1 cromátide?
    No final da telófase da mitose temos 46 cromossomos = 46 cromátides. Mas lá na meiose teremos o número de cromossomos diferente do número de cromátides :S Agora confundiu minha cabeça. rsrsrs
    avatar
    henriquehdias
    Membro
    Membro


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 31/03/2012

    (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases Empty Re: (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases

    Mensagem por henriquehdias Seg Abr 16, 2012 9:44 am

    Depois de estudar detalhadamente consegui entender.
    Temos cromossomos simples (com 1 cromátide) e cromossomos duplicados (com 2 cromátides).
    Eu estava achando que o cromossomo duplicado era 2 cromossomos, mas não, é um cromossomo somente, porém duplicado Smile

    Conteúdo patrocinado


    (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases Empty Re: (UFSM) Mutação do tipo substituição de bases

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 8:09 am