Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Histologia Vegetal - "Gimnospermas"

    Compartilhe

    raimundoocjr
    Membro
    Membro

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 08/10/2011

    Histologia Vegetal - "Gimnospermas"

    Mensagem por raimundoocjr em Dom Nov 13, 2011 10:49 am

    01. (UEPG-PR-2008) O estudo da morfologia vegetal, mediante a descrição da anatomia interna e microscópica das estruturas vegetais, procura mostrar a distribuição dos diferentes tecidos na estrutura dos órgãos. Isso favorece o entendimento de que as características de adaptação e as funções dos diferentes órgãos estão diretamente relacionadas à organização de seus tecidos. Com relação à morfologia do caule, assinale o que for correto. [Dê como resposta a soma dos números associados a proposições corretas]
    01) Nas gimnospermas, o aspecto do caule é muito uniforme, destacando-se, no cilindro vascular, as traqueídes, que formam os anéis anuais. Eles permitem o cálculo dos anos de vida da planta. Durante a época em que a água é abundante, as traqueí-des formadas são grandes e constituem um largo anel escuro (lenho estival). Nas estações mais secas, as traqueídes formam um anel mais claro e estreito (lenho primaveril). Cada ano de vida da planta é representado pela soma de um anel claro e um escuro.
    02) Na região do córtex entra em atividade um meristema secundário, o felogênio, que permite à casca acompanhar o crescimen-to do cilindro central. Em direção à periferia, o felogênio produz células suberificadas, que se destacam em placas, o ritidoma, quando o caule se encontra em ativo crescimento. Isso é bem visível em jabuticabeiras, eucaliptos, goiabeiras e muitas outras plantas.
    04) Logo abaixo do ápice de uma gema, após a zona de alongamento, pode-se observar, em cortes transversais, a organização dos tecidos condutores no caule, o qual se apresenta diferente nas monocotiledôneas e nas dicotiledôneas. Nas monocotile-dôneas, os caules são geralmente finos, sem muito crescimento em espessura, e seus feixes vasculares ficam dispostos irre-gularmente num parênquima de preenchimento, de aspecto bem homogêneo. Nas dicotiledôneas há um cilindro vascular que forma quase toda a espessura do caule, e seus feixes vasculares estão dispostos em anel.
    08) Um caule pode ser identificado pela presença de gemas, que dão origem a ramificações, botões florais e até raízes. A gema é um meristema protegido por primórdios de folhas em forma de pequenas e delicadas escamas.

    Resposta: 02+04+08=14

    Gostaria de saber o que está errado na proposição número um? Não consegui identificar.

    Felipe Mourão
    Admin
    Admin

    Mensagens : 520
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 26
    Localização : valhalla

    Re: Histologia Vegetal - "Gimnospermas"

    Mensagem por Felipe Mourão em Qui Dez 08, 2011 5:04 am

    Nas gimnospermas, o aspecto do caule é muito uniforme, destacando-se, no cilindro vascular, as traqueídes, que formam os anéis anuais. Eles permitem o cálculo dos anos de vida da planta. Durante a época em que a água é abundante, as traqueí-des formadas são grandes e constituem um largo anel escuro (lenho estival). Nas estações mais secas, as traqueídes formam um anel mais claro e estreito (lenho primaveril). Cada ano de vida da planta é representado pela soma de um anel claro e um escuro.


    Há um errinho conceitual. No verão, quando há abundância de água , o lenho será primaveril , e não estival , como afirmado. No outono e inverno , o lenho será estival , e não primaveril..


    Abraçoss


    _________________
    Quero ser uma pessoa melhor, sempre , sempre ,Sempre!

      Data/hora atual: Sab Dez 03, 2016 12:40 pm