Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique

clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

Exercícios Resolvidos sobre Fitohormônios

Compartilhe
    Felipe Mourão
    Admin
    Admin

Exercícios Resolvidos sobre Fitohormônios

Mensagem por Felipe Mourão em Ter Nov 01, 2011 4:13 pm

Olá senhores e senhoritas! Postarei aqui alguns exercícios resolvidos sobre fitohormônios e fotoperiodismo. Espero que gostem!

1-FUVEST-SP Certas substâncias inibem a formação do tubo polínico em angiospermas.
    Explique como essa inibição afeta a formação do embrião e do endosperma.

Primeiramente, vamos explicar a fecundação nas angiospermas
    Nas angiospermas ocorre a dupla fecundação, onde o grão de pólen forma o tubo polínico (gametófito masculino) com dois núcleos espermáticos (gametas masculinos). Esses dois núcleos entrarão no saco embrionário (gametófito feminino com 8 células) que está dentro do óvulo. O primeiro núcleo espermático fecundará a oosfera (gameta feminino), originando o embrião (futura planta). O segundo núcleo espermático fecundará os dois núcleos polares, originando o endosperma triplóide (3n) que nutrirá o embrião até o início de seu desenvolvimento.
    Dessa forma, após a dupla fecundação no saco embrionário dentro do óvulo, este último se transformará em semente (contendo o embrião e o endosperma). O ovário que protegia e continha o óvulo começará a se desenvolver, transformando-se no fruto
    O tubo polínico contém os dois núcleos espermáticos que representam os gametas masculinos das angiospermas .A não-formação do tubo polínico impede a dupla fecundação e, conseqüentemente, a produção do embrião e
    do endosperma secundário (albúmen). Observe a imagem . Tais estruturas não se formam, quando inibidas pelos hormônios

Complemento Além disso , vale destacar o fenômeno da Partenocarpia

Na natureza, é comum o desenvolvimento de ovários sem que tenha havido a formação das sementes. É o caso da banana. A auxina que existe na parede do ovário e também nos tubos polínicos é que garante o crescimento do fruto.
    Artificialmente, é possível produzir frutos partenocárpicos por meio da aplicação de auxinas diretamente nos ovários, retirando-se previamente os estames para evitar polinização. Isso é feito para se obter uvas, melancias, e tomates sem sementes.

Última edição por Felipe Mourão em Qua Jan 04, 2012 6:28 pm, editado 1 vez(es)

Membro VIP
    Membro VIP

Re: Exercícios Resolvidos sobre Fitohormônios

Mensagem por Velloso em Ter Nov 01, 2011 7:09 pm

Pra dar uma resumida nos principais, uma tabela interessante do programa fundamentos de biologia moderna:

eu to estudando justamente isso! kkk

se me permitires eu queria ate colocar uma questão que tenho uma dúvida.
    Felipe Mourão
    Admin
    Admin

Mensagem por Felipe Mourão em Ter Nov 01, 2011 7:45 pm

fica a vontade meu caro!

Membro VIP
    Membro VIP

Mensagem por Velloso em Qui Nov 03, 2011 5:35 am

a minha dúvida é nessa questão:

Felipe Mourão
    Admin
    Admin

Mensagem por Felipe Mourão em Ter Nov 08, 2011 7:41 pm

Velloso, as plantas 1 e 4 crescerão porque suas gemas apicais não foram retiradas (na 4 foi , mas foi recolocada ). Logo , a auxina que elas possuem migrarão para o lado oposto à iluminação da luz. Com isso , essa parte crescerá mais que a parte iluminado , determinando , assim, um encurvamento direcionado à iluminação, assim como ocorre com essa planta na caixinha :

deu pra esclarecer? abrass

Membro VIP
    Membro VIP

Mensagem por Velloso em Qua Nov 09, 2011 3:52 am

AHH sim, Felipe. Agora entendi! cheers

show de bola. Valeu!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Ago 17, 2017 11:32 am