Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique

clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

DÚVIDA BÁSICA: BALANCEANDO POR OXIRREDUÇÃO

Compartilhe

msilva
    Membro
    Membro

DÚVIDA BÁSICA: BALANCEANDO POR OXIRREDUÇÃO

Mensagem por msilva em Qua Out 05, 2011 8:50 pm

Sempre tive dúvidas em relação à parte final do cálculo, porque nunca sei onde eu devo colocar os coeficientes após inverter os deltas do NOX. Gostaria de algumas dicas para que eu memorize isso de uma vez por todas! hehehe já agradeço....

Felipe Mourão
    Admin
    Admin

Re: DÚVIDA BÁSICA: BALANCEANDO POR OXIRREDUÇÃO

Mensagem por Felipe Mourão em Qui Out 06, 2011 11:27 am

Balanceamento por Oxirredução

Balancear uma reação de oxirredução é fazer com que o número total de e– cedidos pelo redutor seja igual ao número total de e– recebidos pelo oxidante.

Procedimento

• Determinar o Nox de todos os elementos participantes, antes e depois da reação (reagentes e produtos). Assim é possível identificar o elemento que sofre oxidação e o elemento que sofre redução.

• Calcular a variação total do Nox (D) do elemento que sofre oxidação e do que sofre redução. Para tal, multiplica-se a variação do Nox de cada elemento pela maior atomicidade com que o elemento aparece na equação. Assim saberemos o total de e– perdidos pelo redutor e o total de e– recebidos pelo oxidante (representado pelo D).

• Tomar o D do oxidante como coeficiente do redutor e vice-versa. Isto é feito para que o total de e– perdidos seja igual ao total de e– recebidos.

• Escolha o membro da equação em que os coeficientes (D) serão colocados.

• Ao inverter os coeficientes para colocá-los na equação, estes deverão estar situados ao lado do elemento cujo Nox não se repete na equação. Não importa o membro em que tal elemento se encontre.

• Terminar o balanceamento pelo método das tentativas.

Veja essas duas vídeo aulas

http://www.youtube.com/watch?v=EIfufAohoYs&feature=player_detailpage

http://www.youtube.com/watch?v=69io9TSuzhI&feature=related

Poste uma questão que você não tenha conseguido fazer, pra gente tentar te ajudar!

Data/hora atual: Dom Dez 04, 2016 1:16 pm