Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

2 participantes

    Austrolopitecos

    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    Austrolopitecos Empty Austrolopitecos

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Sex Set 23, 2011 11:31 am

    Olá, amigos, eu gostaria de que me tirassem uma dúvida. O Austrolopithecus tinham anatomia bípede, isso significa que eles exibiam uma posição ereta? Pelo que sei, posição ereta somente como o Homo erectus.
    Eu estou com dúvida nisso por causa da seguinte questão:

    (UFPR) Admite-se que, há cerca de 5 milhões de anos, a linha evolutiva da qual se originou a espécie humana separou-se da dos
    demais macacos (chimpanzés e gorilas). A revista Veja de 17/07/2002 comenta que nos limites do deserto do Saara foi
    descoberto um hominídio com cerca de 7 milhões de anos. Tal achado fóssil desloca para trás essa divergência
    evolutiva em cerca de, pelo menos, 1 milhão de anos. Surpreende também por revelar que o crânio desse hominídio, batizado como Sahelanthropus tchadensis, apresenta características quase idênticas às dos chimpanzés no formato e no
    tamanho (parte posterior), associadas com características só encontradas em ancestrais humanos mais recentes, tais
    como no Homo habilis, os quais apresentam menor projeção da mandíbula e sobrolhos bem marcados. Esses estudos
    permitem reavaliar e entender melhor certos ramos da evolução humana repensando o raciocínio básico sobre a evolu-
    ção das espécies, que interpreta que fósseis recentes refletem também estágios evolutivos mais recentes.
    Sobre o tema, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
    V) O Homo habilis, que surgiu de uma espécie de Australopithecus, viveu na África por mais de 500 mil anos e foi o primeiro
    hominídio a usar instrumentos para fins específicos.
    V) Os Australopithecus, que viveram na África entre 3,8 e 3,5 milhões de anos atrás, encontram-se extintos.
    F) As espécies afarensis, africanus e robustus pertencem ao gênero Homo.
    ???) Os Australopithecus viviam nas savanas africanas, exibiam posição ereta e possuíam cérebro pouco maior que o dos chimpanzés.
    V) Acredita-se que os primeiros seres humanos - Homo sapiens - surgiram há pouco mais de 100 mil anos, a partir de um
    grupo populacional de Homo erectus.

    O gabarito diz que a penúltima assertiva (em vermelho) é verdadeira.

    Entenderam minha dúvida?
    Luís Feltrin
    Luís Feltrin
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 34
    Localização : Rio Grande do Sul

    Austrolopitecos Empty Re: Austrolopitecos

    Mensagem por Luís Feltrin Qui Out 27, 2011 11:21 am

    Olha só essa imagem:

    Austrolopitecos 1evolucao

    Ele anda meio curvado, mas talvez a posição ereta que eles falem é só andar de pé mesmo. Não sei...

      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 2:13 am