Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Plantas Carnívoras

    Compartilhe
    avatar
    michajunco
    Membro
    Membro

    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 01/08/2011
    Idade : 22
    Localização : Londrina, PR - Brasil

    Plantas Carnívoras

    Mensagem por michajunco em Sex Ago 12, 2011 1:49 pm

    Apesar do nome, as plantas carnívoras não comem carne. Sobre a nutrição desses vegetais, é INCORRETO afirmar:

    a) As plantas carnívoras retiram de suas vítimas elementos nutritivos, como o nitrogênio, que normalmente não são encontrados em quantidade suficiente no solo.
    b) As proteínas do inseto serão incorporadas à seiva elaborada num tipo de nutrição heterotrófica.
    c) Plantas não carnívoras também podem absorver, através das folhas, água e sais minerais para constituição da seiva bruta.
    d) O gás carbônico continua sendo um nutriente necessário para a síntese da maior parte da massa orgânica desses vegetais.

    Resp. B
    A questão pede a alternativa incorreta, o que há de errado com a letra b?
    avatar
    Euclides
    Padrinho
    Padrinho

    Mensagens : 39
    Data de inscrição : 12/06/2011

    Re: Plantas Carnívoras

    Mensagem por Euclides em Sex Ago 12, 2011 3:41 pm

    Algumas poucas espécies de plantas são capazes de utilizar proteína animal diretamente como fonte de nitrogênio. As plantas carnívoras digerem os organismos capturados, absorvendo os compostos nitrogenados que eles contêm, assim como outros compostos orgânicos e minerais, tais como potássio e fosfato, para complementar sua nutrição, já que a maioria dessas plantas são encontradas em pântanos, um habitat que é geralmente muito ácido e assim não favorável ao crescimento de bactérias nitrificantes (que convertem o amônio em nitrito e este em nitrato, forma na qual quase todo nitrogênio é absorvido pela maioria das plantas que crescem em terra seca). Plantas carívoras devem possuir enzimas para digerir suas presas e assim poder absorver mais facilmente seus nutrientes. A maioria, como as papa-moscas e jarrinhas produzem suas próprias enzimas digestivas. Após a presa ter sido digerida, tudo o que sobra é o exosqueleto vazio. É importante salientar que as plantas carnívoras capturam suas presas e absorvem seus nutrientes apenas para complementar sua nutrição, já que o solo onde vivem nem sempre é fértil.

    fonte: http://ricardo-matela.blogspot.com/

      Data/hora atual: Seg Abr 24, 2017 10:56 pm