Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

2 participantes

    Centríolos nos Vegetais?

    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    Centríolos nos Vegetais? Empty Centríolos nos Vegetais?

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Dom Jul 24, 2011 10:19 am

    Olá, amigos, minha apostila é recente e diz que os centríolos são encontrados tanto em animais quanto em vegetais (exceto nas angiospermas). Eu achei, a princípio, um pouco estranho, pois meus professores disseram que as plantas não possuem centríolos.
    Mas, se elas possuem mesmo esses organoides, qual, então, sua função nas células vegetais? Porque a divisão celular vegetal se dá pela lamela média e não dos fuso mitótico ou meiótico formado pelo centríolos.

    Alguém sabe me responder isso?
    [Planck]³
    [Planck]³
    Membro
    Membro


    Mensagens : 132
    Data de inscrição : 11/02/2012

    Centríolos nos Vegetais? Empty Re: Centríolos nos Vegetais?

    Mensagem por [Planck]³ Dom Fev 12, 2012 12:44 pm

    Olá Kelvin,

    os vegetais inferiores, ou seja, briófitas e pteridófitas possuem centríolos. Sua utilidade se encontra nos gametas masculinos, ou seja, nos anterozoides pois eles necessitam se locomover até a oosfera (gameta feminino) em um meio úmido (não são sifonógamos). Gimnospermas e angiospermas não possuem centríolos pois são sifonógamos (independência da reprodução em relação a água) fato este que leva aos faneirógamos ou vegetais superiores a evolução do tubo polínico, do grão de pólen etc.

    Espero ter ajudado. Abraços.

      Data/hora atual: Ter Mar 19, 2024 2:58 am