Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

    Gráfico do Produto

    Compartilhe

    Adam
    Membro
    Membro

    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 15/06/2011

    Gráfico do Produto

    Mensagem por Adam em Qua Jul 20, 2011 6:18 pm

    Dada a equação que representa uma reação química genérica A ---> B e a variação da concentração do reagente A em função do tempo, conforme o quadro abaixo:



    Faça um gráfico que represente o que ocorre com as concentrações e do produto em função do tempo.

    Gabarito:



    O gráfico de A eu consegui fazer, agora como determino os pontos do gráfico de B ?


    Heitor Galileu
    Membro
    Membro

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 22/07/2011
    Idade : 21
    Localização : Sobral - CE, Brasil

    Re: Gráfico do Produto

    Mensagem por Heitor Galileu em Seg Jul 25, 2011 8:02 pm

    Já que apenas A e B fazem parte da reação, e eles possuem o mesmo coeficiente estequiométrico (que vale 1), e considerando um rendimento de 100% para a reação, podemos inferir que a quantidade de matéria que é consumida de A é convertida integralmente em B.
    Logo, a variação de concentração molar de B por unidade de tempo (velocidade de formação de B em função da concentração molar) será igual à variação de concentração molar de A por unidade de tempo (velocidade de consumo de A em função da concentração molar). Chamemos essa variação de v. A cada minuto a concentração molar de A diminui v mol/L e a de B aumenta v mol/L, e isso nos pemite dizer que durante todo o processamento da reação, as concentrações molares de A e B devem somar 6 mol/L.
    Como A é consumido, devemos construir uma curva decrescente partindo de 6mol/L (no eixo das ordenadas) e tendendo a 0 mol/L. E como B é formado (a partir de A), devemos construir uma curva crescente partindo de 0 mol/L (no eixo das ordenadas) e tendendo a 6 mol/L, que se encontrará com a curva de A no momento em que suas concentrações se igualarem, o que ocorrerá no instante t (5s < t < 15s).
    Logo, basta construir um gráfico com uma curva decrescente indicando a concentração molar de A (variando de 6mol/L a 0 mol/L) em função do tempo, que toca uma outra curva, agora crescente, que indique a concentração molar de B (variando de 0 mol/L a 6 mol/L) em função do tempo, no instante t (que irá equivaler às concentrações molares de A e B iguais a 3 mol/L), onde as coordenadas dos pontos das curvas de A e B que representam as concentrações somem sempre 6 mol/L (os pares ordenados da curva que representa B serão obtidos pela relação "concentração de A + concentração de B = 6mol/L")
    Acho que isso esclarece suas dúvidas.
    Espero ter ajudado. Abraços.
    Very Happy

    Adam
    Membro
    Membro

    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 15/06/2011

    Re: Gráfico do Produto

    Mensagem por Adam em Sab Jul 30, 2011 9:38 pm

    Obrigado Heitor Galileu
    Very Happy

    Conteúdo patrocinado

    Re: Gráfico do Produto

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:21 am


      Data/hora atual: Qua Dez 07, 2016 9:21 am