Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bio&Química

IMPORTANTE: No momento, não há atividades neste fórum. Por favor,caso queira sanar suas dúvidas, visite o fórum www.pir2.forumeiros.com ,que você encontrará seções ativas de biologia e química.

Obrigado.

Bio&Química

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bio&Química

Este fórum é um espaço dedicado ao ensino da Biologia e Química que, disponibiliza em suas páginas, apostilas, e-books, questões resolvidas e tudo o mais para incentivar e expandir o aprendizado.

Para abrir Editor LaTeX Codecogs - clique


clique em "copy to document" e copie o código HTML para o campo de postagem
Thank you Codecogs!
CodeCogs - An Open Source Scientific Library

2 participantes

    FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA.

    avatar
    paulmorel
    Membro
    Membro


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 18/07/2011

    FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA. Empty FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA.

    Mensagem por paulmorel Ter Jul 19, 2011 1:51 pm

    Olá a todos,

    Alguém poderia me nortear nesta questão?

    Em condições normais nem todo o gás oxigênio transportado pelo sangue é liberado nos tecidos corporais; um pouco dele continua retido nas moléculas de hemoglobina. No entano, um aumento da temperatura ou uma queda do pH faz com que a hemoglobina libere uma quantidade adicional de gás oxigênio.

    a)Explique a relação entre atividade muscular e aumento da temperatura.

    b)Explique a relação entre atividade muscular e queda de pH.

    c)Explique de que maneira o comportamento da hemoglobina, descrito no texto, pode ser benéfico para músculos em atividade intensa.

    Saudações. Grato por sua atenção!


    Última edição por paulmorel em Ter Jul 19, 2011 2:34 pm, editado 1 vez(es)
    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA. Empty Re: FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA.

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Ter Jul 19, 2011 2:23 pm

    Por favor, paulmorel poste suas dúvidas no tópicos corretos!

    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA. Empty Re: FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA.

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Ter Jul 19, 2011 2:29 pm

    Acho que é isso, embora não tenha estudado sobre isso:

    a) Para ocorrer a intensa atividade muscular é necessário ATP, isto é, energia e para isso as células musculares exigem maior consumo de oxigênio para a síntese da molécula de ATP. Com o aumento da temperatura corporal, a hemoglobina que transporta oxigênio libera maior quantidade desse gás para oxigenação dos músculos, produzindo mais energia como demanda os músculos.

    b) Quanto maior a atividade celular, maior consumo de oxigênio e, consequentemente, o sangue fica com um ph mais ácido, devido a maior concentração de CO2 no sangue do que de O2.

    c) Pois a hemoglobina funciona como um "armazém" que guarda certa quantidade de oxigênio necessária quando a célula tiver que exigir mais o consumo deste.

    Não sei se estou absolutamente certo! Provavelmente, o Mourette e o Velloso saberão explicar melhor isso a você!

    Falou!

    Very Happy
    avatar
    paulmorel
    Membro
    Membro


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 18/07/2011

    FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA. Empty Re: FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA.

    Mensagem por paulmorel Ter Jul 19, 2011 2:33 pm

    oi kelvin

    me desculpe pela falha MAIS UMA VEZ. Perdão!

    nas duas vezes que coloquei o tópico no lugar errado não prestei atenção, juro que pensei estar colocando no lugar correto. Isso sem falar dos erros de digitação...

    peço-lhes perdão!

    e agradeço mais uma vez a ajuda que meu dá, kelvin. Muito obrigado por ter ajudado nesta questão

    saudações.

    avatar
    HbhBibuBhbHYgtV
    Membro VIP
    Membro VIP


    Mensagens : 598
    Data de inscrição : 15/06/2011
    Idade : 31

    FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA. Empty Re: FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA.

    Mensagem por HbhBibuBhbHYgtV Ter Jul 19, 2011 2:42 pm

    Tranquilo, qualquer dúvida entre em contato conosco!

    Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA. Empty Re: FUVEST-FISIOLOGIA DA ESPÉCIE HUMANA.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 29, 2024 12:53 am